sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Hospital da PM passa a integrar rede Sesap

- Publicidade -
O Hospital Central da Polícia Militar Coronel Pedro Germano, em Natal, passará a integrar oficialmente a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio Grande do Norte. O Governo do Estado, assinou, na tarde desta quarta-feira (29), um Termo de Cooperação com a PM para ampliar os serviços de assistência médica oferecidos na unidade a toda população potiguar.

Termo de cooperação foi assinado pelo governador em exercício, Antenor Roberto


Termo de cooperação foi assinado pelo governador em exercício, Antenor Roberto

De acordo com o Governo, a medida já era tratada a algum tempo, e agora oficializada, ajudará a desafogar as demandas da saúde no Estado, especialmente de cirurgias. “O Hospital da PM sempre foi um parceiro da Sesap. Esse ato de consolidação da integração vai possibilitar que o hospital seja referência para a rede estadual de saúde, principalmente na oferta de serviços cirúrgicos, onde tem tradição.” afirmou o secretário estadual de saúde, Cipriano Maia.

Com o acordo, o Hospital da PM passará a receber recursos financeiros e humanos da Sesap. O Termo contemplou recursos financeiros dos R$ 7,8 milhões anuais, liberados pela Portaria nº 2.182 do Ministério da Saúde. A expectativa da Sesap é de que o hospital comece a receber oficialmente pacientes da saúde estadual a partir do início de dezembro. Cerca de 100 profissionais da Sesap já atuam na unidade e outros 200 devem ser adicionados ao longo da parceria.

O governador em exercício, Antenor Roberto, aprovou a parceria. “É com muita alegria que estamos incorporando o Hospital da Polícia Militar ao Sistema Único de Saúde do estado. É um momento de celebrar o SUS e a melhoria do atendimento não só para a Polícia Militar, mas para toda a população”, disse Antenor.

Com o investimento, o Hospital da PM terá sete salas de cirurgia que poderão realizar mais de 400 operações de média e alta complexidade por mês. Hoje são realizadas cerca de 80 cirurgias mensais na unidade, de baixa complexidade. Além disso, o hospital terá o número de leitos ampliado de 30, para 130, incluindo UTI adulta e neo-natal.

Quanto ao atendimento no Hospital da PM, a Sesap informou que não será uma unidade aberta diretamente ao público e que os pacientes serão direcionados de acordo com a demanda. Segundo a administração do hospital, os policiais militares também serão atendidos conforme a demanda, sendo tratados como pacientes do SUS, exceto em casos especiais como ferimentos e acidentes durante o serviço, quando terão preferência, por conta da segurança.

“O acesso será garantido para o policial militar que já tem vínculo com o hospital, e os demais pacientes do SUS serão atendidos de forma referenciada. Não será um hospital de porta aberta para o usuário, ele será encaminhado de outros serviços para os atendimentos ofertados.” reitera o secretário Cipriano Maia.

Ruy Pereira
O Termo de Cooperação com o Hospital da PM faz parte de um plano da Sesap para dar vazão aos atendimentos que hoje são feitos no Hospital Ruy Pereira, especialmente o das cirurgias vasculares e ortopédicas. O Ruy Pereira passa por um processo de desativação, já que a secretaria pretende entregar o prédio onde funciona a unidade de saúde, que é alugado.

O secretário Cipriano Maia deixa claro que o Ruy Pereira segue em funcionamento e atendendo os pacientes, – hoje são cerca de 70 leitos ativos – mas que a partir do início da parceria com o Hospital da PM, os novos atendimentos serão redirecionados. Além disso, os profissionais do Ruy Pereira também serão transferidos gradualmente para outras unidades de saúde, principalmente o Hospital da PM. “O hospital (Ruy Pereira) não está fechado. Apenas a partir do momento em que nós transferirmos as ações é que ele será desativado. Sem prejuízo para a população.” Finaliza o titular da Sesap.
Números do Hospital da PM após acordo com a Sesap:
7 salas cirúrgicas

130 leitos totais

20 leitos de UTI

Mais 300 profissionais

Possibilidade de realizar mais de 400 cirurgias por mês

Aparelho de endoscopia, densitometria óssea, ultrassonografia e raio-x

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas