sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Hospital geral terá 135 leitos, UTI adulto e neonatal

- Publicidade -

Com investimentos da ordem de R$ 50 milhões, o município de São Gonçalo do Amarante será um dos poucos da Região Metropolitana a contar com uma unidade hospitalar própria. Com 135 leitos, o Hospital Geral Municipal deverá ter a construção iniciada ainda neste semestre, pois o Ministério da Saúde alocou recursos ao orçamento e efetivou a liberação de R$ 2,5 milhões iniciais para as primeiras etapas do projeto que está sendo analisado por técnicos da Caixa Econômica Federal.

A unidade hospitalar terá, ainda, clínicas médica, cirúrgica, pediátrica e obstétrica, Pronto-Socorro adulto e infantil integrado ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Contará com Unidades de Terapia Intensiva Neonatal e Adulto, Centro Obstétrico com alojamento conjunto,  e servirá como Hospital Universitário para ensino de Medicina e outros cursos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Ao entrar em funcionamento,  Hospital Geral de São Gonçalo do Amarante atenderá também a população da Região Metropolitana de Natal

O Hospital Geral de São Gonçalo do Amarante, quando entrar em funcionamento, atenderá também a Região Metropolitana de Natal, que concentra uma população de mais de 1,3 milhão de pessoas (moradoras das cidades de São Gonçalo do Amarante, Natal, Parnamirim, Macaíba e Extremoz). O novo Hospital Geral irá ampliar a capacidade de pronta resposta ao atendimento médico e urgência e emergência nas zonas urbana e rural do município, pois o empreendimento terá localização privilegiada.

“Esse novo hospital atende a necessidade da nossa população que já ultrapassa 100 mil habitantes, e vai auxiliar outros hospitais da Região Metropolitana. Isso ajuda na regionalização da saúde como deseja a governadora Fátima Bezerra”, declara o prefeito Paulo Emídio. O novo hospital já tem projeto pronto e será construído na região central da cidade, próximo ao campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e do Museu Municipal.

Conforme contrato assinado em 2020, entre a Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante e a Caixa Econômica Federal, toda a análise dos projetos de infraestrutura será feita por técnicos do banco. Somente após aprovação dessa etapa, o processo licitatório para escolha da empresa que erguerá o empreendimento será aberto.

“A Caixa Econômica está feliz em realizar esse investimento que vai melhorar a vida da população”, ressaltou Silvio José, gerente-executivo da Caixa Econômica Federal na cerimônia de assinatura do contrato. Na mesma ocasião, o prefeito Paulo Emídio agradeceu o empenho da equipe de auxiliares que viabilizaram o projeto do Hospital Geral e ao deputado federal João Maia, considerado o principal articulador para a liberação dos recursos junto ao Ministério da Saúde. A unidade hospitalar será construída em um terreno com área de 38 mil metros quadrados, aproximadamente, e possuirá uma área construída de 11.220 mil metros quadrados.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas