sexta-feira, 19 de abril, 2024
32.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Hospital Santa Catarina passa a atender apenas pacientes regulados

- Publicidade -
O Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Santa Catarina) passou a atuar, desde o início desta semana, com sua porta clínica e cirúrgica regulada. Com a medida, o hospital receberá pacientes encaminhados das unidades básicas, unidades de urgência dos municípios e doentes com necessidade para internação em estado crítico, de acordo com a especialidade do hospital. Os pacientes, dessa forma, não poderão dar entrada diretamente na unidade de saúde sem que tenham sido encaminhados.
Hospital Santa Catarina é referência para o atendimento de urgência e emergência em ginecologia e obstetrícia na zona Norte de Natal
Segundo o Governo do Estado, a medida se respalda na Portaria 2.809, de 2012, que estabelece a organização dos Cuidados Prolongados para retaguarda à Rede de Atenção às Urgências e Emergências e às demais Redes Temáticas de Atenção à Saúde no SUS e na Portaria 3.390, de 2013, que institui a Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP) e estabelece as diretrizes para organização do componente hospitalar da Rede de Atenção à Saúde (RAS), ambas do Ministério da Saúde.
De acordo com o Governo, a organização do acesso aos serviços hospitalares “visa melhorar a resposta aos casos dentro do perfil traçado para a unidade e também para uma melhor resposta ao atendimento pré-hospitalar”. Em nota, o Executivo também salientou que a necessidade da regulação ocorreu devido à pandemia da Covid-19 e a necessidade de garantir os leitos preparados para atender pacientes gestantes com a doença, além dos casos internos que possam apresentar os sintomas.
O Governo do Estado informou que o processo educativo de como realizar a solicitação da regulação foi iniciado em agosto de 2019, sendo comunicado à rede e oficialmente ao Conselho Estadual de Saúde (CES). “Ressalta-se que houve parecer do Conselho Regional de Medicina do RN e do Ministério Público do RN reforçando essa regulação para ajudar na organização dos fluxos e separação dos pacientes de forma a evitar infecção cruzada”.
O Hospital Santa Catarina é referência para serviço de atendimento a gestantes com suspeita ou confirmação do novo coronavírus, mas o serviço da unidade não é referência para casos clínicos de Covid-19. O Governo disse que a porta está regulada para casos clínicos graves não Covid-19 e cirúrgicos.
Além disso, o hospital também é referência clínica para casos com suspeita de Insuficiência Cardíaca Congestiva, suspeita de Síndrome Coronariana, urgência nefrológica, parecer da ritmologia, suspeita de doença no trato digestivo e sepse grave. A entrada dos pacientes está sendo feita, desde a noite da segunda-feira, após contato com o hospital.
Defesa
O diretor da unidade, Jacques Fiuza, defendeu a mudança do perfil do hospital como necessária para “organizar os fluxos” de atendimento e “melhorar a eficiência do serviço”. Segundo o diretor, esse plano é anterior à pandemia de coronavírus e estava planejado para ser implementado inicialmente em agosto de 2019.
“O nosso serviço não é serviço de referência para Covid-19. Somos referências para outras patologias, e esses pacientes todos precisam ser atendidos de forma adequada, digna e principalmente com agilidade. A regulação do pronto socorro acontece pela necessidade de organizar e ter uma maior eficiência nos nossos serviços”, afirmou Fiuza.
Jacques Fiuza afirmou que a unidade tem seis mulheres internadas dentro dese perfil e outros quatro recém-nascidos na UTI Neonatal com suspeitas da doença. 
Com a regulação, o pronto socorro da unidade vai continuar aberto, mas apenas para os casos que estejam incluídos no perfil de atendimento da unidade, restrito agora à urgência obstétrica e cirúrgica. “Nosso hospital não pode ser encarado como unidade de pronto atendimento, é um hospital de retaguarda para internação de pacientes graves. Isso torna o hospital muito diferente de um pronto atendimento. Precisamos que os nossos esforços sejam centrados nesse tipo de pacientes”, justificou o diretor.
O Hospital Santa Catarina é unidade de referência para a zona Norte de Natal e 24 municípios da região metropolitana localizados ao norte da cidade.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas