sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Hospital zona sul abre com 41 leitos exclusivos covid

- Publicidade -

A Prefeitura do Natal amplia o combate ao novo coronavírus ofertando mais leitos à população acometida ou com suspeita de covid-19. O prefeito Álvaro Dias inaugurou na quinta-feira (25), o Hospital de Campanha da Zona Sul, localizado às margens da BR-101 Sul, nas proximidades do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A unidade tem capacidades para operar com 50 leitos clínicos voltados aos pacientes com sintomatologia leve e intermediária. A nova unidade conta com quatro leitos semi-intensivos.
Prefeito Álvaro Dias durante abertura do Hospital de Campanha da zona Sul e parte da equipe médica
#SAIBAMAIS#“O novo hospital é mais uma materialização da nossa incansável luta no combate ao coronavírus aqui em Natal. O município não está medindo esforços para garantir a melhor assistência à população da capital. Nossas Unidades de Pronto-Atendimento continuam funcionando, nosso Hospital de Campanha também, e agora temos mais essa unidade à disposição das pessoas acometidas pela Covid-19″, afirmou o prefeito Álvaro Dias.

Poucos minutos após a abertura, os pacientes começaram a ser transferidos para o novo Hospital de Campanha pelo Serviço de Regulação. O prefeito Álvaro Dias esteve na manhã da quinta-feira (25), no local, fazendo uma vistoria das instalações e do funcionamento, juntamente com o titular da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS Natal), George Antunes.

O novo hospital vai operar com 41 leitos exclusivos de Covid-19, sendo inicialmente 33 leitos de enfermaria clínica, quatro semi-intensivos, dois de estabilização e dois de admissão, mas o prédio tem capacidade para abrigar até 50 leitos.

Na parte de recursos humanos, a equipe multidisciplinar da unidade conta com médicos plantonistas e intensivistas, 24 enfermeiros, 56 técnicos em enfermagem, fisioterapeuta, assistente social, psicóloga, farmacêutico, técnico em radiologia, servidores da parte administrativa e maqueiros.

O novo hospital surge para atender pacientes no estágio intermediário da doença.

“Esse hospital primário tem atendimento voltado a usuários que, ao buscar nossas unidades de pronto atendimento, Centros Covid ou Unidades Básicas de Saúde, demonstrem algum quadro clínico sugestivo de agravamento. Então, ele pode ser transferido para lá e ter alta depois de alguns dias ou ainda ser levado para lá e depois, caso necessário, ao Hospital de Campanha ou Hospital Municipal de Natal, que são unidades de alta resolutividade” indica George Antunes.

A  gestão vai abrir, nos próximos dias, o Hospital Dia, que funcionará no Palácio dos Esportes para atender a pacientes com casos leves da doença, e também prepara a instalação de um novo Hospital de Campanha no bairro de Felipe Camarão com mais 20 leitos clínicos.

Via Costeira

A Prefeitura do Natal foi pioneira no enfrentamento à pandemia de coronavírus com a abertura do primeiro Hospital de Campanha do Rio Grande do Norte, num hotel desativado na Via Costeira. O Hospital de Campanha de Natal (HCN) já recebeu mais de dois mil pacientes desde o início da operação, em maio do ano passado.

Diariamente, 450 profissionais da saúde atuam na linha de frente do HCN somando esforços à Prefeitura do Natal no combate ao Coronavírus na capital. São médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos bioquímicos, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, engenheiros clínicos, técnicos de laboratório, técnicos em radiologia e auxiliares de farmácia que cuidam das pessoas que chegam à unidade com a Covid-19.

Nesse mês de março, a Prefeitura de Natal abriu mais 15 leitos no HCN. “A Prefeitura está trabalhando incansavelmente para que os pacientes de Covid de Natal tenham tratamento adequado. Em menos de um mês abrimos 15 leitos de UTI no Hospital de Campanha (HCN) e mais 13 no HMN, ou seja, nós abrimos 27 leitos em um mês. Somados aos 20 leitos de UTI que nunca foram desativados no Hospital de Campanha, Natal hoje conta com 55 leitos de UTI Covid”, disse o prefeito Álvaro Dias.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas