quarta-feira, 24 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Hotéis esperam 80% de ocupação

- Publicidade -

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/RN), estima para o período da Copa uma ocupação de 80%, que ainda espera-se que cresça.  O presidente da ABIH, Habib Chalita, afirma que ainda há procura por hospedagem para o Mundial.

Chalita esclarece que, em função da devolução dos leitos pela Match,  os hoteleiros precisaram refazer o planejamento.    No início de abril,  a agência de viagens oficial da Federação Internacional de Futebol (Fifa), a Match, comunicou aos hoteis de Natal a devolução de 70% a 90% dos 10 mil leitos que tinha reservado na época das negociações com as cidades-sede.  “A ABIH solicitou a Match a antecipação da devolução dos leitos e assim houve tempo para que a hotelaria pudesse se reorganizar em sua estratégia de divulgação para vender seus leitos para o mundial”, acrescenta Chalita.
Vista área da área de hotéis na Via Costeira: Hotelaria natalense espera ao menos 80% de ocupação
#SAIBAMAIS#George Costa, diretor da empresa de receptivo Luck Natal, confirma que Natal terá um bom número de estrangeiros durante os dias dos jogos. Ele lamenta que um cruzeiro com 3 mil mexicanos, que atracaria em Natal, terá que atracar em Recife, mas salienta que “Natal foi muito bem vendida para a Copa”.

Deca Bolonha,  diretora-geral da Potiguar Turismo, não vê grandes mudanças no incremento do turismo. No entanto, acredita que o turismo de lazer interno não será prejudicado. “O turista nacional viajará neste período como todos os anos”, diz.

Venda de passagens atende expectativas

 No setor de turismo, a movimentação é avaliada como “dentro da expectativa”. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) disponibilizou, para o período  de 6 de junho a 16 de julho, 274 voos extras para Natal, que somando com os voos regulares, correspondem a um total de 140 mil assentos ofertados para atender a demanda da Copa do Mundo. Até 17 de abril, data em que foi divulgada a última pesquisa da ANAC, 22,6% das passagens aéreas para Natal foram vendidas. Com isso, a cidade  ocupa a 5a posição entre os destinos mais vendidos das 12 cidades-sedes.

Mesmo com tantos assentos ainda disponíveis, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) garante que o volume de venda de bilhetes está de acordo com as expectativas. A hotelaria também está otimista. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH/RN) estima que a ocupação atual para a o período da Copa do Mundo, até agora, está em 80% e espera-se até o evento um crescimento.

A Gol Linhas Aéreas disponibilizou para a Copa do Mundo, 78.468 assentos, em 470 voos, incluindo 43 extras. Segundo a companhia, a   venda de bilhetes disponibilizados para o período da Copa está dentro das expectativas e os números serão muito parecidos com os meses de junho e julho do ano passado, período de férias e grande volume de passageiros nos aeroportos.

A companhia informou, através de sua assessoria de imprensa, que terá picos em datas específicas que serão equilibrados por uma diminuição da demanda de clientes corporativos.

A TAM  terá um aumento de 9 para 14 voos diários durante o período do mundial.  E também prevê uma oscilação entre as demandas de clientes no período  entre junho e julho.

De acordo com a companhia, alguns voos estarão com máxima ocupação dos assentos, operando com pequenos intervalos para conexão e outros decolarão quase vazios, principalmente durante a realização de jogos mais importantes.

Brasileiros

Para o vice presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV-RN), Abdon Gosson, no início do planejamento para a Copa do Mundo havia uma expectativa muito grande com a vinda de turistas estrangeiros,  mas após a venda dos ingressos, ficou claro que os brasileiros serão maioria entre os torcedores, representando 65% dos bilhetes vendidos. “Tínhamos uma expectativa de que os estrangeiros seriam a maioria, mas por vários motivos, inclusive falta de investimento em divulgação, isso não se concretizou.  Agora esperamos que a visibilidade que Natal terá com a Copa do Mundo traga um retorno nos próximos anos”, ressalta.

Abdon explica que como a vinda dos estrangeiros não foi como esperada, as companhias aéreas e os hotéis tiveram que baixar os preços das passagens aéreas e hospedagem. “Os preços estavam exorbitantes e agora caíram e, com isso, a hotelaria tem conseguido manter a ocupação entre 80 e 90%, mas principalmente com brasileiros”, destaca Abdon, que também é hoteleiro.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas