quinta-feira, 28 de março, 2024
33.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

HUOL pesquisará efeitos da covid-19

- Publicidade -
O Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte e à Rede Hospitalar Ebserh (Huol-UFRN/Ebserh), através da sua Unidade de Atenção Psicossocial, integra o pool de instituições de vinte países que promoverão a pesquisa multicêntrica The covid-19 HEROES Study – Impacto da pandemia de covid-19 na saúde mental dos trabalhadores nos serviços de saúde.
Os propósitos do estudo incluem conhecer os efeitos do estresse mental causado pela pandemia a curto e médio prazo, os possíveis danos e a magnitude destes, além de fatores que possam proteger a saúde mental, para que o conhecimento registrado auxilie a desenvolver recomendações e intervenções que apóiem os profissionais de saúde em situações futuras similares.
Além de entrevistar trabalhadores de diferentes serviços, a iniciativa se propõe a oferecer aos participantes um feedback geral a respeito da saúde mental e aspectos associados, disponibilizando uma equipe de apoio para o acolhimento, orientação e encaminhamento das situações difíceis que necessitem de acompanhamento.
De acordo com o coordenador do estudo no RN, o psiquiatra do HUOL, Dr. Walter Barbalho Soares, “trata-se de uma avaliação do impacto da epidemia da covid-19 na saúde mental dos trabalhadores da saúde, que se propõe a acompanhar os participantes ao longo de um ano. Para além de um trabalho acadêmico, é uma oferta de cuidado da nossa saúde mental, que poderá também apoiar os nossos gestores na tomada de decisões”.
Além do Onofre Lopes, a ação potiguar envolve a Secretaria Municipal de Saúde de Natal e a Secretaria Estadual de Saúde do RN. O projeto já foi aprovado na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, no Comitê de Ética em Pesquisa do HUOL e conta com apoio da Organização Pan-americana da Saúde.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas