sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Ibama fica sem comando depois da reformulação

- Publicidade -

DIVERGÊNCIAS - Marina Silva garante que o Ibama não ficará acéfaloBrasília (AE) – As mudanças feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Instituto Nacional do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ameaçam deixar o órgão acéfalo. Seis dos sete diretores decidiram sair, num gesto de solidariedade a Marcus Barros, cujo afastamento já foi decidido pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. O único diretor que deverá permanecer é o de Fiscalização, Flávio Montiel.

Ontem, o engenheiro florestal Luiz Felipe Kunz Júnior foi exonerado do cargo de diretor de Licenciamento Ambiental do órgão. A portaria assinada pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, com a exoneração saiu na edição do Diário Oficial da União.

Medida Próvisória editada na sexta-feira passada dividiu o Ibama em dois, resultando, daí, o nascimento do filhote Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade. Como as mudanças foram feitas a toque de caixa, tendo pegado todo mundo de surpresa, há insatisfações.As baixas no Ibama acontecem num momento em que a ministra Marina Silva encontra dificuldades para preencher os cargos que vagaram tanto, tanto no órgão, quanto novo Instituto “Chico Mendes”.

Para a presidência do Ibama, o nome preferido da ministra é o do atual diretor da Polícia Federal, Paulo Lacerda. Para os outros cargos, a informação é de que Marina e equipe passaram o fim de semana analisando currículos, para que os convites possam ser feitos nesta semana. De acordo com informações do próprio Ibama, deixam seus cargos os diretores Luiz Felipe Kunz (Licenciamento), Marcio Freitas (Qualidade Ambiental), Rômulo Melo (Fauna e Recursos Pesqueiros), Luiz Carlos Hummel (Florestas), Paulo Oliveira (Sócioambiental) e Marcelo Françozo (Ecossistemas).

Ontem, a ministra Marina Silva disse, em entrevista ao programa Bom Dia Brasil, da TV Globo, que o Ibama não está acéfalo, apesar da saída de grande parte dos diretores do órgão, em solidariedade a Marcus Barros, afastado da presidência do Instituto, depois de reformulado. “O presidente do Ibama está lá, até que seja nomeado novo presidente. O Ibama não está acéfalo. Nós estamos repondo todos os diretores que pediram para sair”, afirmou Marina Silva.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas