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Ibama interdita Porto de Areia Branca

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A Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Estado confirmou a interdição, no fim da manhã desta quinta-feira (12), do Terminal Salineiro de Areia Branca, o Porto Ilha, situado a 14 quilômetros da costa potiguar e a 344 km de Natal. Em nota a Codern informou que está concentrando todos os esforços no objetivo de atender as exigências do IBAMA relacionadas ao Terminal Salineiro de Areia Branca e que o diretor presidente do órgão, Fernando Dinoá Medeiros Filho, viajou na tarde de ontem (12) para Brasília, a fim de tentar rever a paralisação atividades do Porto-Ilha com a “disponibilidade para assinatura de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), tendo em vista já dispor de um Plano de Ação elaborado e pronto para ser executado”. Ele teria reuniões no Ministério do Meio Ambiente e no Ibama.

Interdição veio após fiscalização nas instalações do terminal por equipe da Diretoria de Licenciamento Ambiental (Dilic) do Ibama

Interdição veio após fiscalização nas instalações do terminal por
equipe da Diretoria de Licenciamento Ambiental (Dilic) do Ibama

#SAIBAMAIS#O chefe de Gabinete do Ibama em Natal, Jean Túlio Cunha, explicou que a fiscalização partiu diretamente da Diretoria de Licenciamento Ambiental (Dilic) do Ibama, em Brasília, que enviou uma equipe ao Rio Grande do Norte. Jean Cunha disse que a fiscalização ocorreu em virtude do “descumprimento de condicionantes”  relacionadas ao licenciamento ambiental para funcionamento do terminal salineiro, que é decidido exclusivamente por Brasília.

Mais tarde em nota, o Ibama informou que o embargo ao Terminal Salineiro de Areia Branca, que é administrado pela pela Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), ocorreu “em razão de pendências no processo de regularização ambiental do empreendimento e irregularidades constatadas durante inspeção”. Segundo a nota, a equipe de fiscalização identificou inconformidades e irregularidades relacionadas ao armazenamento e abastecimento de combustíveis, contaminação do solo, lançamento de resíduos no mar, instalações inadequadas e acúmulo de resíduos sólidos, entre outras.

O Ibama informou, ainda, que a Companhia já havia sido autuada e notificada, como não houve correção dos problemas, o embargo foi necessário para impedir a continuidade dos danos ambientais. “Além da proteção ambiental, a ação do Ibama tem o objetivo de garantir a segurança dos trabalhadores e usuários em razão dos graves problemas constatados. Após a regularização do processo de licenciamento e correção das irregularidades identificadas, as atividades poderão ser retomadas”, disse o diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Luciano Evaristo.

Em pouco mais de sete meses, essa é a segunda interdição que ocorre no Porto-Ilha de Areia Branca, que em 1º de dezembro do ano passado foi interditado pelo Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE), com a lavratura de 38 autos de infração à normas reguladoras.

Em dezembro de 2017, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) já havia interditado e autuado o empreendimento em razão de irregularidades constatadas por auditores fiscais do Grupo Móvel do Trabalho Portuário e Aquaviário. Naquele mês, o terminal salineiro voltou a funcionar depois de duas semanas de paralisação, após vistoria feita pelo MTE para sanar sete irregularidades que colocavam em risco a segurança dos trabalhadores no Porto-Ilha.

O Porto ilha

O porto-ilha de Areia Branca foi inaugurado em 1º de março de 1974 e entrou em operação em 4 de setembro do mesmo ano. O sal movimentado no terminal marítimo tem como principais destinos o mercado internacional e as indústrias de cloro do país. Entre os meses de janeiro e dezembro de 2017, o Porto Ilha movimentou mais de 2 milhões de toneladas de sal – ou 5,7 mil toneladas por dia. O insumo abastece a indústria química brasileira e está presente em 104 dos 150 principais produtos do setor.

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