quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Iberê, o pêndulo

- Publicidade -

Aluízio Torres – Colaborador

Mesmo advertidos certamente de que “Deus ajuda a quem cedo madruga” e ao fato de que os eleitos de 2006 ainda sequer tomara posse, dois candidatos a candidatos se apresentam para 2010, colocando seus nomes “a disposição” dos eleitores: o presidente da Assembléia Legislativa, Robinson Farias ao governo do Estado e o senador não reeleito Fernando Bezerra, ao senado da República.

Abrir parêntese: o abraço  dos natalenses ao Morro do Careca deve ser visto como um ato de amor e uma posição consciente dos natalenses com o apoio solidário dos turistas atraídos pela beleza natural de Ponta Negra que se deseja preservar. Fechar parêntese.

Voltando aos dois pré-candidatos a candidatos para 2010, nada contra, tampouco  a favor. Antes pelo contrário: o reconhecimento de um direito constitucional dos dois, mas a mera observação de que ficarão expostos ao sol e ao sereno por quatro longos anos. O exemplo mais recente conhecido  é o do tucano Geraldo Melo. O terreno dos candidatos de longo percurso é extremamente movediço. Correr, não adianta. O tempo é inexorável. Andar é cansativo. Ficar parado corre o risco de aprofundar-se na areia. Resta a flutuação. Não é fácil.

Abrir novo parêntese: nenhum partido político tomou posição em defesa do Morro do Careca. E dos políticos norte-rio-grandenses e natalenses apenas o prefeito Carlos Eduardo e a deputada Fátima Bezerra estiveram presente de mãos dadas no abraço ao Morro do Careca.

É fato político forte que o deputado Robinson Farias, como presidente da Assembléia Legislativa preside um Poder que provou sua fortaleza ao se reeleger e eleger o filho Fábio Farias deputado federal. O senador não reeleito Fernando Bezerra deverá fazer parte da equipe do presidente Lula, segundo voz corrente. Dependendo da área que ocupar no governo federal poderá ter uma influência política maior ou menor no Rio Grande do Norte.

Abrir novo parêntese: reconheça-se que não houve por parte dos empresários da construção civil nenhuma intenção predatória contra o Morro do Careca. Mas o desejo, porque é do seu negócio, usar como balcão de compra e venda, praticamente privatizando-o para os seus compradores quando é um patrimônio da cidade e, portanto, de todos os natalenses. Fechar parênteses.

Quanto a 2010, temos aí presumivelmente engessada uma das chapas, Robinson como candidato a governador, Wilma e Fernando Bezerra como candidatos ao Senado. Do outro lado – sempre tem dois lados – dois candidatos ao Senado, Garibaldi Filho e José Agripino. Em aberto a candidatura a governador. A possível candidatura do vice-governador eleito Iberê Ferreira de Souza vai depender da “reforma política” acabar ou manter a reeleição. Nos quatro anos pela frente muita água vai correr batendo nos penhascos.

Abrir parêntese: A Prefeitura de Natal agiu certo em defesa do Morro do Careca para os natalenses. O Ministério Público esteve e está atento na mesma  linha. E os natalenses agora tomaram posição. Fechar parêntese.

Iberê será o pêndulo para 2010.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas