quinta-feira, 28 de março, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

IBGE deve esclarecer impactos dos cortes no Censo

- Publicidade -

O IBGE deverá esclarecer ao Ministério Público Federal (MPF), em um prazo de até dez dias, as alterações promovidas pelo órgão no Censo 2020. Em ofício encaminhado na terça-feira, 9, a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC/MPF) pede que a presidente do IBGE, Susana Guerra, informe qual foi o porcentual de corte aplicado ao orçamento inicialmente estimado para a realização do Censo 2020.

O Instituto também deverá esclarecer se a supressão de questões sobre renda, aluguel, emigração e posse de bens não terá repercussão nos propósitos que orientam o levantamento censitário. O Censo Demográfico subsidia o planejamento e a execução de políticas públicas em áreas como educação, saúde e habitação, além de permitir avaliar a abrangência dessas iniciativas.

No fim de maio, o IBGE anunciou que o questionário básico do Censo Demográfico 2020 foi reduzido de 37 perguntas previstas na versão piloto para 25 questões. No Censo de 2010, havia 34 perguntas. Já o questionário mais completo foi enxugado de 112 para 76 perguntas. No Censo 2010, esse questionário tinha 102 questões. A maneira como as decisões relativas ao Censo foram conduzidas tem causado insatisfação do corpo técnico do IBGE. Alguns pesquisadores argumentaram que a medida não implicaria redução de custos, mas apresentaria risco de perda de qualidade.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas