sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Idiarn começa estudo sobre aftosa

- Publicidade -

O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn) deu início ao estudo soroepidemiológico, realizado para averiguar se o estado – atualmente classificados como zona de risco médio de febre aftosa – pode ser considerado livre da doença, com vacinação.

Na primeira fase do processo, serão realizadas visitas prévias a propriedades que foram selecionadas pelo Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília, e que vão participar do estudo.

A seleção foi feita de forma aleatória e com base na movimentação de trânsito, analisando o banco de dados do Idiarn. O processo de sorologia termina em 15 de março de 2013. Até lá, as propriedades passarão pelas seguintes etapas do processo: visitas prévias (que estão acontecendo e seguem até 31 de outubro de 2012); colheita de amostras; colheita de amostras pareadas; colheita de LEF (Líquido Esofágico Faríngeo); e monitoramento das propriedades com inspeção clínica dos animais. As propriedades selecionadas não poderão movimentar os animais que farão parte das amostras (bovinos de 06 a 24 meses). Estas propriedades também não poderão vacinar seus animais nesta segunda etapa de vacinação contra febre aftosa (Etapa de novembro de 2012). O restante da faixa etária que não faz parte da amostragem poderá ser movimentado com GTA, mesmo sem vacinar nesta segunda etapa de vacinação. Só as propriedades selecionadas terão esta prerrogativa legalizada através de Portaria.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas