sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Idiarn garante qualidade da carne no RN

- Publicidade -

Yuno Silva
Repórter

O diretor geral do órgão Estadual responsável pela inspeção sanitária de produtos de origem animal, Camillo Collier Neto, foi enfático ao afirmar que a carne consumida no Rio Grande do Norte “tem qualidade, é segura e não traz riscos à saúde”. “O Brasil tem tradição e credibilidade no mercado mundial, nosso serviço de fiscalização funciona bem e atende padrões de mercados exigentes”, garantiu. À frente do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN, Camillo informou que o Idiarn não fez qualquer ajuste nas rotinas de fiscalização após as denúncias de irregularidades no setor.
Idiarn fiscaliza a produção e manipulação dos produtos. Nas gôndolas, a fiscalização é  Covisa
#SAIBAMAIS#“Nosso rigor de fiscalização permanece o mesmo, a situação já vinha sob controle. Há anos não registramos nenhum problema. Será que se houvesse alguma irregularidade, no nível que estão anunciando, já não teriam aparecido problemas de saúde? Fiscalizamos um produto que também consumimos”, reforçou o diretor geral do Idiarn, adiantando que o Brasil caminha para a erradicação da febre aftosa.

O Instituto concede o selo SIE (Serviço de Inspeção Estadual), semelhante ao SIF (Federal), e algumas cidades como Mossoró ainda possuem o SIM (Serviço de Inspeção Municipal).

Na lista do Idiarn, há apenas um abatedouro de ruminantes (bovinos, ovinos, caprinos) com certificado SIE em todo o RN, em São Paulo do Potengi, e 21 entrepostos de carnes. O órgão também fiscaliza cinco abatedouros de aves, em Mossoró, Ceará Mirim, Assu e Natal; um entreposto de aves e um entreposto de pescados, ambos em Parnamirim.

Atualmente, o Instituto possui 15 fiscais médicos veterinários para atender todo Estado, e há 15 dias o Tribunal de Justiça do RN autorizou a realização de concurso público para preencher as 25 vagas existentes no quadro de servidores – há necessidade de agrônomos, agentes de fiscalização (nível médio) e veterinários. “Temos uma equipe técnica muito experiente, idônea”, frisou Camillo Neto ao lembrar do possível envolvimento de fiscais do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) na Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal no dia 17 de março.

Fiscalização do Proncon

Uma fiscalização do Procon Estadual flagrou, ontem (23) produtos vencidos no supermercado Extra localizado na avenida Maria Lacerda, em Nova Parnamirim. Foram encontrados carnes bovinas, suínas, queijos e linguiça defumada vencidos que estavam expostos para venda no supermercado.  Os produtos foram recolhidos e destruídos na hora. Segundo Gonzaga, o supermercado recebeu um auto de constatação e vai pagar um multa, que ainda será calculada pelo órgão. De acordo com Gonzaga Júnior, subcoordenador de fiscalização do órgão, a fiscalização para inspecionar a validade dos produtos está sendo feita em supermercados de todo o estado. A inspeção deve acontecer até o próximo mês abrange todos os produtos vendidos nas lojas.  A operação está acontecendo desde a semana passada em supermercados da Grande Natal e de Mossoró e é motivada, também pela operação Carne Fraca, deflagrada na semana passada pela Polícia Federal e que encontrou fraudes e frigoríficos.

No sábado, uma grande quantidade de produtos de frigoríficos foram apreendidos em estabelecimentos comerciais de Mossoró.

Números

Abatedouros e entrepostos registrados no Idiarn

5 Abatedouros de aves;
1 Abatedouro de ruminantes (bovinos, ovinos e caprinos);
21
  Entrepostos de carnes;
1 Entreposto de pescado;
1 Entreposto de aves.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas