Natal
IFRN promove mostra para quem pensa em fazer cursos técnicos
Publicado: 15:57:00 - 13/10/2021 Atualizado: 16:04:36 - 13/10/2021
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) promove nesta semana a segunda edição de uma mostra para os interessados em fazer cursos técnicos na instituição. O evento, que será transmitido pelo YouTube, apresentará todos os cursos técnicos do Instituto para quem pensa em se inscrever em algum deles.

MEC


O público-alvo são estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental que vão se submeter ao Exame de Seleção, para entrar em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, ou aqueles que já terminaram o ensino básico e pretendem fazer processos seletivos para cursos técnicos subsequentes.

De acordo com Patrícia Mesquita, coordenadora de Fortalecimento Institucional da Asce (Assessoria de Comunicação Social e Eventos do IFRN), a live vai servir para que os candidatos “possam entender melhor do que se tratam os cursos que eles têm interesse, sobre o que irão estudar, além de conhecer sobre o perfil do técnico e saber o que os próprios estudantes dos cursos  pensam sobre a experiência. Assim eles poderão tomar uma decisão mais assertiva”.

Durante a programação, haverá momentos de “estudantes falando para estudantes”, segundo Patrícia. Dessa forma, vai haver ao menos um representante de cada curso para falar “sobre as vivências que ele têm, enquanto estudante daquele curso, como ele percebe o curso, o que o curso é, quais as atividades que ele desempenha dentro do curso” e muito mais.

Oportunidades

Há 3 oportunidades diferentes abertas para entrada no IFRN. Para estudantes do 9° ano que desejam cursar cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, para pessoas que já finalizaram o Ensino Médio e pretendem fazer um curso técnico subsequente e para pessoas a partir dos 18 anos que queiram cursar Educação de Jovens e Adultos (ProEJA), mais especificamente o curso de Edificações no Campus Mossoró.

São 3.192 vagas para cursos técnicos integrados, distribuídas em 20 campi ao longo do Rio Grande do Norte, com ingresso no primeiro semestre letivo de 2022. A seleção deverá ser realizada através de aplicação de provas presenciais, medida que pode ser revogada, a depender das condições sanitárias causadas pela pandemia de Covid-19. Caso seja, a seleção será feita a partir de histórico escolar dos candidatos. As inscrições ficarão abertas até 21 de outubro.

Há também processos seletivos que ofertam 629 vagas remanescentes, distribuídas em 15 campi diferentes, para portadores de certificado de conclusão do Ensino Médio, para diversos cursos subsequentes. Além dessas, as 34 vagas para o curso de Edificações do ProEJA em Mossoró. As inscrições para ambos processos ficarão abertas até a próxima segunda-feira (18).

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte