sábado, 20 de abril, 2024
24.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Igreja beatifica, hoje, freira potiguar de Assu

- Publicidade -

CATÓLICOS - Irmã Lindalva é a primeira mulher a ser beatificada no Brasil

O arcebispo da Bahia e cardeal primaz do Brasil, Dom Geraldo Majella Agnelo, celebra neste domingo, a partir das 16h no estádio Manoel Barradas, “o Barradão” (Salvador/BA), a cerimônia de beatificação de irmã Lindalva Justo de Oliveira, feira potiguar da Ordem das Carmelitas assinada enquanto trabalhava em um abrigo para idosos e moradores de rua.

Irmã Lindalva nasceu no município de Açu, no Rio Grande do Norte, em 1953, e coordenava o Abrigo Dom Pedro II, em Salvador, onde cuidava de 40 idosos do pavilhão masculino. Ela foi assassinada na Sexta-feira Santa de 1993, com 44 facadas, por Augusto da Silva Peixoto, um dos abrigados. Peixoto tinha 46 anos, mas foi acolhido no abrigo de idosos. Ele assediava irmã Lindalva e a matou depois de ter recusadas as suas vontades sexuais.

O corpo de irmã Lindalva está na capela do abrigo onde ocorreu o crime. A beatificação dela, anunciada durante a visita do Papa Bento XVI ao Brasil, em maio deste ano. Irmã Lindalva, que começou a trabalhar com a assistência aos idosos no abrigo Jovino Barreto, em Natal, será a primeira mulher a ser beatificada pela Igreja Católica no Brasil. Duas freiras do abrigo viajaram para Salvador, a fim de participarem da cerimônia de beatificação.

De Açu, cidade onde a irmã Lindalva nasceu, dois ônibus com parentes e fiéis também foram a Salvador. A mãe da beata, Maria Lúcia da Fé, tem 85 anos, não esquece a filha. “Estou confiando em Deus. Toda noite eu rezo um terço pela alma da minha filha. Sempre que posso, meu filho me leva para a missa.” O professor Veridiano de Oliveira, de 48 anos, irmão de Lindalva, lembra do convívio com a religiosa em casa. Eles eram 13 irmãos. “Toda a família tinha uma certa dificuldade de se relacionar com ela, que sempre foi muito recatada, muito fechada. Essa era a forma que ela tinha de expressar o amor pela família.”

O Estádio Manoel Barradas, em Salvador, mais conhecido como Barradão, se prepara para uma grande festa no próximo domingo, liderada pela comunidade católica. Toda a estrutura para a beatificação da irmã Lindalva Justo de Oliveira, a primeira realizada em Salvador, está com os dias contados para ficar pronta.

A arquidiocese de Salvador espera cerca de 35 mil pessoas para a missa, presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, cardeal dom Geraldo Majella Agnelo. Antes, haverá uma programação especial.

Quem proclamará a beatificação da freira será o representante do Vaticano, cardeal José Saraiva Martins. Por volta das 13h30, os portões serão abertos para acesso à população, cujos ingressos foram distribuídos gratuitamente nas paróquias e já esgotaram.

A partir daí, a banda Canção de Vida, formada por jovens do município de Candeias, começará a entoar os primeiros acordes até as 15h, com animação do padre Edson Menezes. Depois que a banda encerrar o repertório, uma apresentação teatral será feita por 110 jovens, a maioria vinda das paróquias de São Gonçalo do Retiro, no bairro que leva o mesmo nome, e São Daniel Comboni, de Sussuarana.

“Durante uma hora, eles vão apresentar um auto sobre a ação missionária na Arquidiocese, com músicas como Pais e filhos do Legião Urbana”, antecipa o padre Manoel de Oliveira Filho, coordenador do evento.

Na próxima segunda-feira, na Catedral Basílica, será celebrada a primeira missa para a beata irmã Lindalva. A primeira beatificação ocorrida no Brasil foi do padre Anchieta, em 1980, que ainda não foi santificado.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas