Igrejas católicas retomam missas presenciais, mas com agendamento

Publicação: 2020-08-14 10:38:00
A+ A-
Os fiéis que quiserem participar das missas da igreja católica em Natal poderão comparecer a partir do sábado (15). Porém, é preciso que os interessados entrem em contatos com as paróquias para se informarem sobre os horários e, principalmente, sobre os limites de pessoas em cada celebração. A maioria das paróquias está fazendo agendamento.
Créditos: Adriano AbreuCatedral Metropolitana de Natal se adequa para reaberturaCatedral Metropolitana de Natal se adequa para reabertura

Com a pandemia, a Arquidiocese de Natal deixou os párocos livres para decidir se retomariam ou não as celebrações presenciais, dependendo da realidade de cada igreja. Além da limitação e garantia de distanciamento dentro dos templos, é obrigatório o usar máscara, aferir temperatura e utilizar álcool em gel, entre as demais medidas de contenção à propagação do novo coronavírus.

Os horários das celebrações, inclusive, sofreram mudanças em diversas paróquias. Segundo a Arquidiocese de Natal, enquanto algumas ampliaram o número de missas para que não ocorresse aglomerações, algumas fizeram a redução. A maior parte está realizando o agendamento da presença para evitar aglomerações.

A paróquia de Nossas Senhora das Graças e Santa Terezinha, no Tirol, foi uma das que adotou o agendamento eletrônico. Através de um link, os fiéis fazem a reserva para participação nas celebrações. Há a limitação de 64 pessoas por missa na igreja. Ocorrerão somente duas missas no domingo (8h e 11h), e uma missa diária durante a semana, às 17h30.

Além das ferramentas eletrônicas, algumas paróquias estão fazendo a lista para presença após a ligação do interessado em participar.

Veja os números para contatos das paróquias aqui.