Igrejas Católicas ...

Publicação: 2020-07-09 00:00:00
A+ A-
Rosalie Arruda
rosaliearruda@uol.com.br

A Arquidiocese de Natal quer se preparar para abrir os templos católicos no RN, o que não será possível durante o mês de julho. As igrejas precisam ser desinfectadas e limpas, além de se adaptarem aos protocolos com relação à pandemia.  Ontem à tarde, o vigário geral, Padre Paulo Henrique da Silva, publicou nas redes sociais da Arquidiocese um comunicado para a população. “Os bispos determinaram que, quando chegar o momento de reabertura das igrejas, que aconteça de forma coerente e em comunhão entre as três dioceses: Natal, Mossoró e Caicó”, explicou. 

... não abrem em julho
A Igreja Católica também se preocupa com as paroquias do Seridó que festejam Sant’Anna durante o mês de julho. Uma abertura dos templos na região poderá acarretar um problema sanitário difícil de controlar. 

Em tratamento
O vigário-geral da Diocese de Santa Luzia de Mossoró e pároco da Paróquia de Santa Luzia, Padre Flávio Augusto Forte Melo, que testou positivo para Covid-19, continua em tratamento na casa paroquial e passa bem. 

Aposentados
Permanece suspensa até 30 de setembro de 2020 a exigência do recadastramento anual de aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis da Administração Pública Federal. A decisão é da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal e está relacionada ao enfrentamento da Covid-19.

Agências do INSS 
O atendimento presencial nas agências da Previdência Social foi adiado para 3 de agosto. O anúncio foi feito por portaria publicada nessa quarta-feira (8), no Diário Oficial da União.

Nomeado 
O ministro do Turismo Marcelo Dias nomeou Jorge Cláudio Machado da Silva superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no RN - IPHANRN. O novo superintendente é funcionário de carreira do IPHAN desde 2019 e trabalhou no Distrito Federal.

Leitos de UTI 
O Conselho Estadual de Saúde está tentando evitar a desmobilização dos leitos vagos de UTI para Covid-19 na rede privada. Em recomendação ao secretário Cipriano Maia, o CES alerta para que esses leitos possam ser contratados pelo Estado para absorver a demanda de pacientes que estão em fila de espera por UTI, nas UPAs e prontos-socorros do RN.

Lotou 
A Secretária de Comunicação do Governo do Estado, Guia Dantas, informou ontem pelo twitter que durante o início da tarde de ontem todos os leitos de UTI’s na rede pública estavam ocupados.

Quando agosto chegar
O coordenador de esportes da Subsecretaria de Esporte e Lazer do Rio Grande do Norte, Cezinha Nunes, confirmou que é pré-candidato a vereador para a Câmara Municipal de Natal pelo PCdoB. Espera até 15 de agosto para se de desincompatibilizar do cargo no município. 

No Front da Notícia 1
A revista Marie Claire traz série de capas especiais com jornalistas que estão à frente da cobertura da pandemia. Maju Coutinho e Andréia Sadi são capas da   revista em julho/agosto. 

No Front da Notícia 2 
O presidente Jair Bolsonaro chegou à capa do Financial Times, um dos jornais de maior credibilidade no mundo. Lamentavelmente, a notícia não é alvissareira para ele nem para o Brasil.  

Dica de turismo
Embora o momento não seja propício para passeios em grupo, uma visita à Lagoa de Genipabu está valendo.  O Idema informa que, depois de 11 anos e em razão das últimas chuvas, as lagoas localizadas em Genipabu registram cheia e um fenômeno natural da união das duas lagunas em uma só. A última vez que esse fenômeno ocorreu foi em 2009.

Prata da Casa
A máscara com o brasão do Estado bordado na lateral, que a governadora Fátima Bezerra costuma usar nas entrevistas, foi confeccionada no Seridó e presenteada pela Dra Maura Vanessa, Diretora do Hospital Regional do Seridó. 

Negócios para adultos 
A XP Investimentos está lançando um fundo de previdência que investe em empresas sustentáveis. 

Mundo dos Eventos 
A jornalista Sylvinha Serejo e sua S Verbo Eventos realizam hoje (09), às 17h30, sua primeira live. Sylvia Serejo convida Luís Henrique para juntos debaterem sobre ‘A pandemia e as tendências no mundo dos eventos'. A transmissão será pelo Insta @verboeventos

Cachorrada  
 Morder é moda no futebol? O lateral-direito espanhol Patric, da Lazio, deu uma mordida no braço do zagueiro italiano Giulio Donati, do Lecce.

Sem torcida 
A propósito, o governo estadual sinalizou com a retomada dos treinos futebolísticos para o próximo dia 15 e a retomada dos jogos, sem torcida presente, prevista para o dia 1º de agosto.