terça-feira, 23 de abril, 2024
32.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Imóveis são desapropriados para construção de acessos

- Publicidade -

þMais de sete mil metros quadrados em imóveis particulares serão desapropriados para a construção das vias de acesso da Ponte Newton Navarro, que está sendo erguida sobre o  Rio Potengi, em Natal. A lista com os sete prédios que serão destruídos para dar lugar às vias foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) de ontem. Todos eles estão localizados nas proximidades da avenida Dr. João Medeiros Filhos, na Redinha (Zona Norte de Natal).

No DOM de ontem, o decreto que trata das novas desapropriações (nº 8.083 de 20 de dezembro deste ano), também determina que a Procuradoria Geral do Município será a responsável “pela desapropriação de forma amigável ou judicial, se for o caso, assinando em nome da Prefeitura de Natal”. Até a noite de ontem, a Procuradoria não pôde informar o valor envolvido nas desapropriações.

Os imóveis listados têm entre 89,14 e 1.560 metros quadrados., somando uma área de 7.497,96 m2 . O conjunto de acessos para o qual eles darão lugar é chamado na publicação oficial de “Complexo Viário da Redinha”.

As obras para a construção desses acessos foram iniciadas desde o início deste mês e estão sendo executadas pela construtora EIT, cujo contrato para o serviço é de aproximadamente R$ 10 milhões. Segundo o secretário estadual de Infra-Estrutura, Adalberto Pessoa de Carvalho, a construção das vias deverá ser concluída até o fim de fevereiro, “se não tiver nenhum problema”, disse Pessoa, lembrando do atraso que uma desapropriação no início deste ano causou no cronograma da obra.

Os projetos executivos para os acessos à ponte foram elaborados pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (STTU), ao custo de R$ 350 mil, e contemplam a construção de dois complexos viários nas cabeceiras da ponte para facilitar o tráfego e evitar congestionamento de veículos nos sentidos Centro/Zona Norte e vice-versa. A previsão dos técnicos da STTU é de que 15 mil veículos passem diariamente pela ponte.

A Ponte de Todos Newton Navarro terá quase dois quilômetros de extensão, dos quais 212 metros suspensos por estais, e 21 metros de largura sobre o rio Potengi. Atualmente, a Zona Norte de Natal – que possui mais de 300 mil habitantes – conta apenas com uma via de acesso, a ponte de Igapó, construída há mais de 40 anos e que se tornou insuficiente para atender à demanda de veículos que circula diariamente pelo local.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas