Cookie Consent
Política
Impasse trava anúncio de Tasso como vice de Simone Tebet
Publicado: 00:01:00 - 25/06/2022 Atualizado: 23:56:29 - 24/06/2022
Último passo antes do PSDB e MDB selarem o acordo na eleição presidencial, a articulação entre os dois partidos no Rio Grande do Sul travou e os tucanos estão segurando o anúncio do senador Tasso Jereissati (CE) como vice na chapa presidencial da senadora Simone Tebet (MS). Simone está sendo pressionada a entrar em cena e ir a Porto Alegre para solucionar o impasse.

Divulgação
Simone Tebet está prestes a anunciar acordo para ter Tasso

Simone Tebet está prestes a anunciar acordo para ter Tasso


O primeiro movimento esperado é convencer o ex-senador Pedro Simon, decano do MDB, a dar uma declaração de apoio ao ex-governador Eduardo Leite, o que abriria caminho para a desistência do deputado estadual Gabriel Souza, pré-candidato do MDB ao Palácio Piratini.

No fim da tarde de ontem, o MDB gaúcho divulgou nas redes sociais uma postagem na qual relatou que o PSDB local formalizou o pedido de apoio da sigla para Leite. Houve reunião em Porto Alegre com dirigentes das duas siglas. No texto, porém, o diretório local do MDB frisou que o partido lançou candidatura própria nas últimas dez eleições, e venceu quatro delas.

GERAÇÕES
Há no Rio Grande do Sul um choque de gerações no MDB. Os "cabeças brancas" do partido já sinalizaram que aceitam apoiar Leite e estão envolvidos na pré-campanha de Simone Tebet, mas resistem em pressionar Souza com receio de rachar o partido e se indispor com a militância.

O partido hoje está à frente da prefeitura de Porto Alegre.

Os "cabeças pretas" do MDB gaúcho são liderados por Souza, que tem 38 anos e comanda o diretório estadual após vencer o deputado da velha guarda Alceu Moreira (RS) em uma disputa interna.

Com as tratativas travadas, Leite afirmou em entrevista ao jornal O Globo que o impasse "ameaça" o apoio do PSDB a Simone Tebet. "Não se trata apenas de uma contrapartida por um apoio político. Trata-se de uma demonstração clara de um entendimento num projeto nacional", disse o ex-governador.

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte