quinta-feira, 25 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Imprensa atacada

- Publicidade -
Woden Madruga 
Dois  de abril que vem (faltam seis dias), caindo numa sexta-feira, vamos ficar sabendo quais os políticos (ou não) que serão candidatos nas eleições deste ano. É o que está fixado no calendário da Justiça Eleitoral: prazo final para a “desincompatibilização”. Aqui no Rio Grande do Norte a imprensa tem ocupado bastante sobre o assunto tentando se equilibrar no mundo, vasto mundo, das especulações. Vou tentando acompanhar a maratona (incluindo a parada da tal “no-mi-na-ta”), mas, confesso, sem maiores emoções.  Elas estão voltadas mais para os constantes ataques que a imprensa brasileira vem sofrendo do Palácio do Planalto e de seus cercadinhos. Atenção, distinto público: O espetáculo vai começar. 
Esta semana os jornais andaram publicando um relatório da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) que revela aumento do número de profissionais da imprensa vítimas desses atentados. São números referentes a fatos ocorridos em 2021. O jornal Folha de S.Paulo deu esta manchete:  “Ataques à imprensa avançam no Brasil; Bolsonaro lidera em ofensas. ”
Destaco trechos da matéria:
– Um relatório da Abert (Associação de Emissoras de Rádio e Televisão) mostra um aumento de profissionais da imprensa vítimas de atentados, agressões, ameaças, ofensas e intimidações em 2021, na comparação com o ano anterior. Pelo menos 230 profissionais e veículos de comunicação sofreram algum tipo de ataque, 22% a mais do que em 2021.
A Folha acrescenta:
– O principal autor das ofensas ao longo de 2021 foi o presidente Jair Bolsonaro (PL). O relatório da Abert, divulgado na manhã desta terça-feira (22), lista 46 ofensas à imprensa por parte do chefe do Executivo.
– Já apoiadores do presidente foram responsáveis por oito episódios de agressão, cinco de ameaça e cinco de intimidação, o que é compreendido como uma resposta ao estímulo a ataques à imprensa por parte de Bolsonaro”.
O relatório da Abert aponta ainda a ocorrência, no ano de 2021,  de “4.000 ataques virtuais por dia à imprensa, ou 167 ataques por hora, quase três por minuto. Foram identificados 1,5 de posts pejorativos, com palavras de baixo calão e expressões depreciativas”. 
Mais adiante a matéria acrescenta: “O documento da lembra que, pela primeira vez em 20 anos, o Brasil passou para a ‘zona vermelha’ do ranking mundial de liberdade de imprensa, organizado pela Repórteres sem Fronteiras. O país caiu quatro posições em 2021, passando de 107ª para 111ª, a pior posição em 20 anos”.
O documento da Abert também foi destaque nas páginas de O Globo com este título na capa: “Brasil teve quase três casos de violência contra jornalistas por semana em 2021”. Transcrevo este trecho: 
– Em parceria com a consultoria Bites, a Abert também fez um levantamento de agressões sofridas por profissionais e veículos de comunicação nas redes sociais. Em 2021, houve uma redução de 54% em relação a 2020, mas ainda assim foram 4 mil ataques virtuais por dia. Ao todo, foram 1,46 milhão de postagens contra a imprensa com palavras de baixo calão, expressões pejorativas e termos depreciativos.
Conclui:
– Na avaliação de Manoel Fernandes, da consultoria Bites, a redução do número de ataques virtuais entre 2020 e 2021 não deverá se repetir em 2022, em razão a eleição presidencial e da “polarização que irá tomar conta do universo digital”, com tentativas de desconstruir a mídia profissional. ”
Ariano Suassuna Deu na coluna de Ancelmo Gois, de O Globo:
– Obras de arte de Ariano Suassuna (1927-2014), que nunca saíram do Recife, vão ser expostas na mostra Movimento Armorial 50 Anos, movimento criado pelo escritor pernambucano, no dia 30, agora no CCBB. Entre elas, as iluminogravuras (termo criado por Ariano que é uma mistura de iluminura e gravura) e três telas a óleo, um conjunto de pinturas que foram encomendadas ao artista para ambientar um hotel cinco estrelas de Recife.
– Para a mostra foi criada uma instalação cenográfica de cordel para exposição por Pablo Borges, filho de J. Borges (reconhecido gravurista que teve suas gravuras usadas até na abertura da no ela “Roque Santeiro”. A ideia é que os visitantes façam uma lúdica viagem pela cultura popular. ”
No Instituto 
Terça-feira que vem, 29, o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte comemora 120 anos de sua fundação. É a instituição cultural mais antiga do Estado. Merece todas as homenagens.
Fernanda Montenegro 
A atriz Fernanda Montenegro, 92 anos, tomou posse sexta-feira na Academia Brasileira de Letras, sucedendo Afonso Arinos de Melo Franco na cadeira 25. Uma dica de excelente leitura: a crônica de Cora Ronai, em O Globo de quinta-feira, 25, com o título: “Fernanda Montenegro rejuvenesce a ABL”, 
Do Sindi 
O último número da revista Sindi, editada pela Associação Brasileira dos Criadores de Sindi, dá destaque a 59ª Festa do Boi, realizada em novembro de 2021 no Parque Aristófanes Fernandes: “A Festa do Boi é uma das maiores mostras do Agro na região Nordeste”.
A revista publica um artigo do criador potiguar Ricardo Altévio Lemos (o “Careca”) sobre os 70 anos da presença da raça Sindi na pecuária brasileira. A Associação Brasileira de Criadores do Sindi é presidida pelo norte-rio-grandense Orlando Cláudio Gadelha Simas Procópio.
Exposições  
O governo do Estado definiu o circuito de exposições agropecuárias do Rio Grande do Norte que estava sem ser realizado há dois anos por conta da pandemia. As exposições acontecerão em 26 cidades. A primeira será a de Currais Novos, entre os dias 7 a 10 de abril; a segunda, em São Paulo do Potengi (28 de abril a 1º de maio). A última exposição acontecerá na cidade de Jaçanã (16 a 18 de dezembro).
Confirmadíssima a Festa do Boi, entre os dias 8 e 15 de novembro, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. A Festa do Boi vai comemorar seus 60 anos. Tudo começou no Governo de Aluízio Alves.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas