quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Imprudência é a maior causa de acidentes

- Publicidade -

De acordo com a PRF, a maior causadora de acidentes nas rodovias federais que cortam o País é a irresponsabilidade dos motoristas, que ocupam o topo dos motivos de mortes nas estradas No balanço divulgado ontem, das 155 mortes registradas durante a Operação Carnaval, 29 ocorreram em acidentes causados por “ultrapassagens indevidas”, 22 por “velocidade incompatível” com a via e mais 22 em acidentes ocorridos por “falta de atenção” dos motoristas. “Não trabalhamos só com a fiscalização em si, que é muito importante. A maioria dos acidentes ocorre por imprudência. Por mais que se invista em tecnologia e fiscalização, se não houver investimento em educação no trânsito, não vai adiantar”, avaliou Maria Alice Nascimento.

#SAIBAMAIS#Por causa disso, segundo Di Mambro, um dos principais focos da PRF no feriado foi a fiscalização de ingestão de álcool pelos motoristas. Nos seis dias de operação, foram realizados 69.251 testes do bafômetro, sendo que foram aplicadas 1.650 multas e 406 motoristas terminaram presos por dirigirem bêbados. Apesar do volume, a PRF comemora o resultado, já que o número de prisões representa redução de 33,11% em relação ao registrado em 2013, quando 607 pessoas foram levadas para delegacias por dirigirem embriagadas. “Quero crer romanticamente que as pessoas estão ficando mais conscientes, que está aumentando a conscientização”, declarou Di Mambro.

Nos seis dias da Operação Carnaval 2014, a PRF fiscalizou 217 365 veículos e 201.391 pessoas e emitiu 74.663 multas diversas que, segundo o inspetor, “não levam em conta as (multas) dos radares, porque aí o número dispara”. Para exemplificar, foram exibidas fotos feitas pelos equipamentos de um Ford Focus flagrado a 200 quilômetros por hora, um Honda Civic a 194 quilômetros por hora e uma carreta “carregada” que trafegava a 141 quilômetros por hora em uma via com limite de 80 quilômetros por hora. Ao todo a polícia apreendeu 1.742 carteiras nacionais de habilitação (CNHs).

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas