Incêndio florestal destrói casas e comércios nos EUA

Publicação: 2017-10-12 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Bombeiros que combatem incêndios florestais na região de vinícolas da Califórnia enfrentam a possibilidade de novos incidentes nesta quinta-feira, 12, uma vez que condições secas e ventos fortes retornaram à área onde ao menos 21 pessoas morreram e cerca de 2 mil casas e comércios foram destruídos pelas chamas.  Rajadas de até 80 km/h e umidade de 10% estão previstas para esta quinta-feira na região, onde 17 incêndios forçaram cerca de 20 mil pessoas a deixarem suas casas, disseram autoridades.

Chamas deixaram rastro de destruição em região próxima da capital da Califórnia, Los Angeles
Chamas deixaram rastro de destruição em região próxima da capital da Califórnia, Los Angeles

“O potencial para novos incêndios que podem crescer exponencialmente, como esses fizeram em tão curto período de tempo, está aqui”, disse Lynne Tolmachoff, porta-voz do Departamento de Floresta e Proteção contra Incêndios da Califórnia. Os incêndios chegaram a consumir mais de 52 mil acres em uma região vinícola. “Toda porção de vegetação foi destruída”, disse um homem em Napa. “Até a churrasqueira derreteu, e ela é feita para aguentar calor.”

James Harder e seus amigos tentaram salvar seu negócio, a vinícola James Cole, uma produtora pequena de vinhos. Ele afirmou que viu uma parede com entre 6 e 9 metros de altura que seguia em direção à sua propriedade. Com isso, Harder formou uma brigada com seis pessoas para combater a chegada do fogo. O grupo trabalhou durante toda a noite jogando água de um tanque de 10 mil galões, usados para irrigar as plantações. “Teríamos perdido tudo se não fossem os nossos amigos”, contou.

O presidente dos EUA, Donald Trump, já havia declarado estado de desastre e liberou recursos federais para ajudar no combate aos grandes focos de incêndios florestais. Eles começaram de maneira explosiva no domingo, 8, alimentados pelos fortes ventos que diminuíram na terça-feira, 10, fazendo com que os bombeiros conseguissem se concentrar no combate às chamas.


continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários