quinta-feira, 28 de março, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Incentivo gera mais voos

- Publicidade -

Antonio Roberto Rocha
[email protected]

A reformulação do incentivo via redução do ICMS sobre o combustível de aviação para atrair novos voos para a região está surtindo efeitos positivos, segundo balanço tributário do Governo do Estado. As companhias aéreas têm aumentado as frequências no Aeroporto de Natal. No total, Gol, Latam e Azul já registram aumento de 22,3% na oferta de assentos para a próxima temporada de verão, que vai de novembro a abril de 2020. Os números foram levantados pelo Governo. Até o momento, ainda de acordo com analistas da Secretaria de Turismo do RN, já constam na malha aérea do Aeroporto de Natal 685 voos para o período de alta temporada.   

Já estão sendo operados 29 novos voos semanais regulares nas três empresas aéreas, exceto o novo voo de Campinas, que começará a operar em dezembro, além de 15 novas frequências semanais sazonais que serão operadas pela Gol Linhas Aéreas no período da alta temporada. De novembro de 2019 até abril de 2020, o estudo do Governo do RN aponta crescimento representativo, chegando ao total de 143.316 assentos em aeronaves de voos nacionais e internacionais.

O desconto no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incide sobre o querosene de aviação (QAV ou JET-A1) nos voos nacionais traz um incentivo animador. Segundo a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), 30% do custo das companhias são decorrentes dos valores despendidos com combustível, e o incentivo é importante para incrementar a malha aérea doméstica e internacional do Aeroporto.

Para o diretor de Negócios Aéreos da Inframerica, Roberto Luiz, a decisão acertada do Governo deve atrair novas oportunidades para o Estado. “A existência de uma política fiscal indutora poderá tornar o RN ainda mais atrativo para o investimento das empresas. Os investimentos diretos na infraestrutura aérea local redundam em externalidades positivas em toda a cadeia produtiva do RN”, comenta.

O executivo afirma que o trabalho em conjunto com o Governo do Rio Grande do Norte e com as companhias aéreas Latam, Gol, Azul e Tap está gerando resultados efetivos. “Estivemos em setembro deste ano em uma feira mundial de aviação na Austrália promovendo o aeroporto e as belezas naturais da região para diversas companhias aéreas. Em fevereiro do ano que vem, vamos aos Estados Unidos apresentar Natal e tentar atrair novos negócios”, conta.

Gol: Congonhas e Goiânia a Natal
Entre dezembro de 2019 e março de 2020, a Gol terá em sua malha aérea mais de 4.500 voos extras. Serão 800 mil assentos adicionais em 42 destinos dos 76 operados pela companhia atualmente. Os bilhetes já estão disponíveis para compra em todos os canais de vendas da empresa – aplicativo e site, nas lojas Voe Gol e nas agências de viagem.

Ao todo, mais de 90% dos voos de alta temporada foram alocados em destinos nacionais, que concentram expressiva demanda de clientes viajando no período. As regiões que receberam a maioria das operações foram o Nordeste, Sudeste e Sul do País.

A Gol criou 12 novas rotas: João Pessoa a Maceió, Porto Alegre a Salvador, Curitiba a Salvador, Fortaleza a Viracopos, Maceió a Viracopos, Florianópolis a Porto Alegre, Porto Seguro a Confins, Congonhas a Natal, Galeão a Goiânia, Goiânia a Natal, Fortaleza a Goiânia e São Paulo a Ilhéus.

“Sabores da Pipa” vai rolar em dezembro
Para marcar a chegada do verão, Pipa receberá, de 6 a 15 de dezembro, o Sabores da Pipa – Festival Gastronômico. Com vários atrativos da culinária regional e contemporânea, o festival vai acontecer em hotéis, bares e restaurantes. O evento vai mostrar que na Pipa tem cozinhas que remetem a sabores quase do mundo todo, desde a regional passando pela italiana, francesa, tailandesa, japonesa, de fusão e contemporânea. Na ocasião serão instalados pórticos nas principais ruas gastronômicas da praia.

Os pratos, entradas, sobremesas e drinks criados serão apresentados por valores abaixo do preço médio dos restaurantes. O festival irá proporcionar um tour gastronômico no qual ele poderá degustar, do lado externo dos restaurantes parceiros, finger foods ou shots no caso dos drinks, dando possibilidade de o cliente conhecer as mais variadas criações antes de escolher onde fazer a refeição completa.

Com capacidade para atender centenas de pessoas diariamente, já há alguns restaurantes confirmados: Aprecie, do chef Ricardo Rudney; UBistro, do chef Altemar; Chez Marília, da chef Marília Mendonça; Trio Restô & Grill, do chef Assis Chaves; Golde’s na Vila Mangueira, dos chefs Vitória e Cláudio; Kausai Cevicheria, da chef Luciana; Aventureiro, de Pedrita Martins e João.

Novos diretores do Natal CVB
O Natal Convention & Visitors Bureau tem nova diretoria para o próximo biênio. São oito novos conselheiros curadores, quatro membros para a diretoria executiva e três conselheiros fiscais, que assumirão a partir do dia 01 de janeiro de 2020. A presidência executiva estará a cargo de George Gosson (hotéis Praiamar e Holiday Inn). Na vice-presidência estará Leandro Martins (Data Show).

Para a presidência do Conselho Curador foi eleito Neiwaldo Guedes (Espacial Eventos), com o ex-presidente executivo Francisco Barbosa (Marenosso e Forró com Turista) na vice. Ex-presidente da Abav-RN, Abdon Gosson Neto (hotéis Best Western Majestic e Arituba Park, assim como agência de viagens Arituba) vai integrar o Conselho Curador da próxima gestão.

Reforço

Para fomentar a abertura de mercado no Rio Grande do Norte e Ceará, a Interep apresenta a potiguar Sylvia Carvalho como sua nova colaboradora no Nordeste. A profissional, com mais de 20 anos de experiência no Turismo, dos quais grande parte na Trend, no mercado no Rio Grande do Norte, vai promover uma maior aproximação da Interep com os agentes de viagem de Natal e de Fortaleza.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas