sexta-feira, 19 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Incerteza ainda elevada

- Publicidade -
Luiz Antônio Felipe

Pelo Indicador de Incerteza da Economia (IIE-Br) da Fundação Getúlio Vargas a economia está com sinais positivos. A incerteza caiu 5,8 pontos entre setembro e outubro de 2019. Em médias móveis semestrais, também houve um recuo, de 1,0 ponto. Mesmo com a queda na ponta, o indicador continua elevado e registra mais um mês acima dos 110 pontos, faixa em que vem se mantendo desde agosto de 2015, à exceção do período entre dezembro de 2017 e abril de 2018. Em outubro a queda da incerteza teria sido motivada principalmente pelo ligeiro abrandamento das tensões comerciais no âmbito internacional e pela aprovação da Reforma da Previdência.

Ativos

O governo brasileiro planeja emitir títulos com prazo de 20 anos. Nos Estados Unidos, o Tesouro planeja emitir bônus de prazo bem mais longo, 50 anos. Isso é o que se pode chamar de investimento a perder de vista.
Aplicações
O mercado financeiro fecha outubro com a bolsa em alta de 2,36% e o dólar em baixa de -3,52%. Ontem a bolsa cravou 107 mil pontos, queda de -1,10%.  O cenário mundial não ajudou. A poupança fica negativa com corte de Selic para 5% ao ano, na diferença entre ganho real e ganho nominal. O preço do barril de petróleo também recuou. O que pode levar a Petrobras a baixar os preços nas refinarias.

Retração
A economia mundial exibe as “credenciais” da estagnação. O PIB italiano cresceu apenas 0,1% no 3º trimestre, aponta estimativa preliminar. O PIB espanhol cresce 0,4% no 3º trimestre. Na  zona do euro o PIB cresce 0,2% no 3º trimestre e, mesmo assim,  supera expectativas. Já na China, os índices recuam após dados fracos levantarem preocupações sobre suporte do governo.

Poupar

Apenas 16% dos poupadores diversificam seus investimentos, mostra indicador CNDL/SPC Brasil. Cerca de 21% dos brasileiros até terminaram o mês de setembro com sobras no orçamento, mas em vez de investir, deixaram o dinheiro parado na conta ou em casa. Depois da poupança, tesouro direto é a aplicação mais utilizada.

Desemprego x informalidade
Pelos dados do IBGE, pouco diferente do Caged, o Brasil tem desemprego de 11,8% no trimestre até setembro. São 12,5 milhões de pessoas fora do mercado de trabalho, taxa que representa queda em relação ao trimestre anterior (12%) e estabilidade na comparação com o mesmo trimestre do ano passado (11,9%). O número recuou 2% frente ao trimestre anterior (12,8 milhões de pessoas) e ficou estatisticamente estável comparado ao mesmo trimestre de 2018 (12,5 milhões de pessoas).

Informais

O desemprego recua, mas a informalidade volta a bater recorde. São as pessoas buscando uma alternativa para sobreviveram.  A renda ficou estagnada em R$ 2.298,00.

Varejo

Os shopping centers têm aumento de 7,2% nas vendas do 3º trimestre do ano. O resultado é o mais positivo para o período desde 2013. No acumulado anual, setor registra alta de 8%,  de acordo com o Índice Cielo de Varejo em Shopping Centers – Abrasce (ICVS-Abrasce).

Data

O Lojão das Carnes celebra 10 anos de atuação no mercado potiguar. A marca da M&M Indústria Alimentícia conta com quatro unidades. Para marcar o aniversário, hoje, 1º de novembro, o Lojão recebe clientes, parceiros e convidados em um coquetel  na unidade Cidade Verde, no Shopping Cidade Verde, na Ayrton Senna, a partir das 18h.

Cobertura

A operadora TIM ultrapassa a marca de mais de 3 mil municípios no país com a oferta do NB-IoT. O NB-IoT pode ampliar em mais de 40% a cobertura tradicional em relação ao uso de smartphones, além de consumir menos bateria.

Cajueiro

A Emparn, em parceria com a Embrapa, desenvolve na Estação Experimental de Apodi, o ensaios de nada menos do que 14 clones de cajueiro anão precoce. É um projeto de grande importância para a revitalização da cajucultura potiguar.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas