sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Incorporadoras no Nordeste

- Publicidade -

Matéria publicada no jornal Valor Econômico mostra que há um ano, “com a chegada de oito incorporadoras do Sudeste, seja por meio de parcerias com empresas locais, seja pela aquisição de terrenos”, o mercado imobiliário do Nordeste vem mudando. Segundo a matéria, “a corrida ao Nordeste tem proporções maiores em relação às demais regiões. Tanto que empresas candidatas à bolsa, como Helbor e Agra, já colocam no prospecto da oferta de ações que possuem terrenos na região”. Dois fatores estariam motivando esse fluxo. O primeiro é o elevado déficit habitacional do Nordeste, segunda maior região do país em população: faltam 2,7 milhões de casas na região. O outro fator que pode tornar esse mercado maior são as praias. É um negócio que atrai incorporadoras pela maior rentabilidade financeira que pode oferecer: constrói-se em reais para vender em euros.

Escritório 

A governadora Wilma de Faria inaugura amanhã o escritório técnico da Agenda do Crescimento. Será o responsável pelo acompanhamento das ações da Agenda, mas no primeiro momento, sem muita coisa concreta para anunciar.

Parceria

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, garantiu que sairá ainda em março o edital para a realização do primeiro projeto de Parceria Público-Privada (PPP). O projeto prevê reformas e ampliação no trecho da BR-324 entre Salvador e o município de Feira de Santana/BA e em outro trecho da BR-116, entre Feira de Santana em direção ao sul, até a divisa  com Minas.

Juros

A próxima reunião do Copom, em abril, vai mexer com os juros como já deixou escapar o ministro da Fazenda Guido Mantega. A taxa básica deverá cair mais 0,25 ponto percentual. Mas, os empresários já obtêm taxas de juros bem adequadas ao mercado, nos bancos do Brasil e do Nordeste, especialmente, pelo FNE, para diversos segmentos da economia.

Poupança

O rendimento da caderneta de poupança neste final de março tem variação de 0,61% a 0,64%. Já no mês de abril começa com 0,68% e sobe para 0,72% nos dias 5 e 6, e depois se mantém acima de 0,65%.

Aperto Fiscal

A Secretaria da Fazenda do Ceará está apertando o cerco contra sonegadores para aumentar o fluxo de caixa. Cerca de 800 empresas que emitiram notas fiscais com irregularidade estão sendo investigadas. Outras empresas, que informaram faturamento diferente do anotado por operadoras de cartão de crédito, serão cobradas pelo ICMS não pago. Na fronteira dos Estados o cerco continua.

1) As companhias aéreas American Airlines, Delta, Continental e United Airlines poderão criar rotas para o Nordeste. A confirmação depende de autorização especial dos governos. Será que o Nordeste está preparado para atender ao turista/cliente dos Estados Unidos? Atualmente são  156 freqüências semanais dos Estados Unidos para o Brasil, 152 delas para o Sudeste.

2) Os números do crescimento do mercado hoteleiro do Nordeste, em  2006 apontam um panorama otimista para a região. Como ocorreu nas demais regiões do Brasil, a diária média saltou de R$123,18 para R$136,43, registrando um crescimento de 10,8%, o maior registrado no país, apesar de uma queda de 7,50% a taxa de ocupação (fechando o ano com uma média de 72,60%).

3) A partir de amanhã, na Casa da Indústria, será realizado o curso de Gestão Integrada da Cadeia de Suprimentos – Supply Chain Management. O curso é direcionado a dirigentes e gerentes organizacionais, a profissionais de logística, produção e marketing. A instrutora é Karla Sousa da Motta, Arquiteta e Urbanista, fundadora e presidente da Sociedade Brasileira de Logística.

Antecipação

A Henrique Lage Salineira do Nordeste adota um programa de antecipação de compras de sal para que a entrega seja feita dentro do prazo desejado. Em função da safra de grãos, ocorre uma diminuição do fluxo de transporte (carretas) para o RN, onde está o maior pólo de produção de sal marinho do país. A Henrique Lage atende pelo Televendas 0800-281 4599. Por outro lado, a escala do porto Ilha de Areia Branca tem cinco navios para o transporte de sal marinho, somando um volume acima das 100 mil toneladas.

Informática

A Casa Durval Paiva de Apoio à Criança com Câncer receberá uma doação da União Norte-rio-grandense dos Estudantes (URNE), de seis computadores novos para a ampliação do laboratório de informática da Instituição, que atende às crianças, os adolescentes e seus acompanhantes. A doação é resultante de parte do montante arrecadado com a produção das carteiras de estudante.

Ligação  — A partir de amanhã, a TAM vai colocar um vôo entre o Nordeste e Buenos Aires. Sairá de Fortaleza, via Salvador, São Paulo e Buenos Aires. O natalense pode pegar o vôo em Salvador às 18h30 e desembarcar em Buenos Aires no começo da madrugada.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas