Indústrias gráficas do RN criam selo para atestar qualidade do setor

Publicação: 2019-12-19 11:01:00
A+ A-
As pessoas e empresas que estiverem em busca dos serviços de uma gráfica no Rio Grande do Norte terão, a partir desta sexta-feira (20), a oportunidade de escolher uma empresa com qualidade comprovada. O motivo foi a criação do "Selo de Qualidade Indústria Gráfica do RN", criado pelo sindicato que representa as empresas. 
Créditos: .SeloSelo

Através de processo voluntário e seletivo, gráficas do Rio Grande do Norte se submeteram a avaliações técnicas e ajustes necessários para estarem dentro dos padrões éticos de conduta e respeito ao consumidor, assim como com a comprovação de qualidade no fornecimento de produtos e serviços e cumprimento dos padrões legalmente aplicáveis para serem o setor. O selo é uma iniciativa do Sindicato das Indústrias Gráficas do Rio Grande do Norte (SINGRAF-RN), em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), através do Projeto Procompi.

Iniciado com o total de 25 gráficas, o processo contou com a desistência de sete empresas. Das 18 participantes que prosseguiram, nove estiveram aptas a receberem o Selo de Qualidade 2019. "O selo foi um pedido das próprias empresas do setor, com o objetivo de melhorar as perspectivas para o setor e garantir a qualidade e justa concorrência entre as empresas", explicou o executivo do Singraf, Júlio Lourenço.

Com previsão de uma nova auditoria pelo Senai no segundo semestre de 2020 para manutenção do selo, será uma nova oportunidade para que as gráficas que não obtiveram a certificação no primeiro momento possam ser reavaliadas.

 "O selo é mais voltado às empresas de finalização e offset, que são aproximadamente 200 no Rio Grande do Norte. Queremos, com o selo, dar a garantia aos clientes sobre a qualidade do serviço contratado. Para isso, entraremos em contato com redes de supermercados, shoppings, associações comerciais, de forma que mostremos que há um grupo de gráficos que atendem termos de qualidade", explicou Lourenço.

A cerimônia de entrega dos certificados ocorrerá nesta sexta-feira, na Betel Recepções, durante as festividades de final de ano que habitualmente o sindicato promove.

Procompi

O Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias é uma parceria entre a Confederação Nacional da Indústria – CNI e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae para elevar a competitividade das empresas industriais de menor porte, por meio do estímulo à cooperação entre as empresas, à organização do setor e ao desenvolvimento empresarial e territorial.