sexta-feira, 29 de março, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Indústria é foco de projeto

- Publicidade -

Da Agência Sebrae RN

A realização da Copa do Mundo de Futebol em 2014 no Brasil deve gerar negócios da ordem de R$ 580,4 milhões para as empresas do setor têxtil do país. Um dos nichos desse mercado que se beneficiará com as cifras é o de fardamentos profissionais. Para tornar as indústrias de pequeno porte desse segmento mais competitivas e aptas a aproveitar as oportunidades, o Sebrae no Rio Grande do Norte reuniu um grupo de 25 microempresas e empreendedores individuais da região Metropolitana de Natal no projeto Sebrae 2014 Uniformes Profissionais. O primeiro diagnóstico de competitividade das integrantes do projeto foi apresentado ontem.
A confecção de fardamentos profissionais é considerada um filão
As empresas foram avaliadas na área da gestão empresarial e também na capacidade de aproveitar as possibilidades de negócios que serão geradas pela Copa de 2014. O intuito da avaliação foi classificar as integrantes do projeto a partir de empresa referência e incentivá-las a atingir um melhor patamar de competitividade. Atualmente, o projeto Sebrae 2014 beneficia 420 micro e pequenas empresas (MPE) no Rio Grande do Norte e 11% delas são do setor têxtil, no qual estão inseridas as atividades da bonelaria e da confecção de uniformes e fardamentos.

O diagnóstico revelou que 30% das empresas atendidas apresentam um nível de maturidade elevada, o que favorece a efetivação de negócios futuros. A maioria das participantes do projeto foi avaliada positivamente nos critérios de liderança, comprometimento com a sociedade e também nos processos produtivos. O item crítico comum a todas as empresas é a parte de estratégias e planos. Por isso, as primeiras ações do projeto serão voltadas para melhorar a parte de planejamento do negócio.

SOLUÇÕES

As intervenções do projeto, que iniciou em janeiro, seguem até dezembro de 2014 e envolvem as matrizes dos programas SebraeTec e Sebrae Mais para Empresas Avançadas, além de capacitações gerenciais. “Agora que detectamos os pontos passíveis de melhorias, vamos apresentar as soluções focadas nas necessidades de cada empresa”, ressalta a gestora do projeto Sebrae 2014 Uniformes Profissionais, Marina Deusdará Leal. Segundo a gestora, a maior parte das empresas do projeto apresenta regularidades fiscal, comercial e trabalhista, além de estar devidamente formalizada.

Entre as ações previstas para serem desenvolvidas, estão a mobilização para acesso dessas empresas a novos mercados, missões empresariais e uma rodada de negócios, envolvendo as unidades têxteis e as empresas inseridas no projeto Sebrae 2014. Aumen

No cenário do Mundial de 2014, o setorial de Uniformes Profissionais se justifica pela alta demanda do mercado, grandes eventos previstos para ocorrer no país, surgimento de novas empresas e imóveis em âmbito local e a possibilidade compras em conjunto de matérias-primas. Espera-se com essa iniciativa que ao menos 40% das empresas participantes do projeto consigam viabilizar novos negócios até dezembro de 2014 em função das ações do Sebrae.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas