sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Inflação pelo IPCA-15 cai

- Publicidade -

PREÇO - O preço do frango, com a gripe aviária, caiu 11,43% Rio – A queda nos preços de vários produtos importantes nas despesas  das famílias levou o Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) a recuar  para 0,17% em abril, ante 0,37% em março. A variação veio bem abaixo das projeções  de analistas do mercado financeiro – que previam taxa em torno de 0,30% – e  foi a menor registrada desde setembro (0,16%). O IPCA-15, calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),  é uma prévia do índice oficial de inflação (o IPCA, referência para as metas  inflacionárias do governo).

Ambos são calculados com a mesma metodologia e diferem  apenas no período de coleta. Enquanto a pesquisa do índice 15 ocorre entre os  dias 15 do mês anterior e a primeira quinzena do mês de referência da taxa,  o levantamento do IPCA abrange o mês cheio. Em abril, a perda de ritmo em reajustes dos combustíveis e a deflação nos alimentos  pressionaram para baixo o IPCA-15. Um dos destaques de contribuição para o recuo  da inflação de um mês para o outro foi a gasolina, que após a alta de 2,17%  observada no IPCA-15 de março desacelerou para 0,65% em abril.

O álcool combustível manteve alta significativa (6,73%), mas a variação de  preços do produto em abril foi inferior à registrada em março (7,69%). Nos alimentos,  a queda de um mês para o outro foi mais acentuada, de -0,08%, em março, para  -0,49%, em abril. O preço do frango, com a gripe aviária, caiu 11,43% e houve quedas de preços  também em itens importantes como frutas (-8,54%), feijão preto (-3,32%), arroz  (-2,23%), ovos (-1,85%) e carnes (-1,15%).  Como fatores para a redução da taxa do IPCA-15 de março para abril destacaram-se,  ainda, a ausência de reajuste em tarifas de ônibus urbanos e a queda nas passagens  aéreas (-3,66%) e nos aparelhos de TV, som e informática (-1,29%).

No ano, o  índice acumula alta de 1,58% até abril e, em 12 meses, de 4,89%. Para analistas de mercado, os dados divulgados hoje mostram uma dinâmica favorável  para a inflação nos próximos meses. A economista da Tendências Consultoria Integrada,  Marcela Prada, observou uma “desaceleração generalizada” de preços no IPCA-15.

Na avaliação do estrategista-chefe do BNP Paribas, Alexandre Lintz, uma análise  mais aberta do indicador mostra que não houve nenhuma fonte de pressão em quaisquer  dos grupos que compõem o IPCA-15, nem mesmo em vestuário, conforme aguardavam  alguns analistas, em razão da chegada da coleção de roupas de inverno.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas