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Informática para todos

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Os Núcleos de Tecnologia Educacional – NTE estão ligados diretamente ao Programa Nacional de Informática – PROINFO, objetivando implantar a informática na Educação nas escolas da rede pública de ensino, lançado pelo Ministério da Educação à Distância – SEED/MEC. A execução do Programa é de responsabilidade da SECD através da Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar – CODESE, da qual emana as diretrizes operacionais nos níveis técnico e pedagógico.

Os núcleos de Tecnologia são ambientes computacionais com equipe interdisciplinar de Professores Multiplicadores e técnicos qualificados para dar formação contínua aos professores e assessorar escolas da rede pública (Estado e Município), no uso pedagógico bem como na área técnica (hardware e software).

Principais funções: Sensibilizar e motivar as escolas para a incorporação da tecnologia de informação e comunicação no seu Projeto Político Pedagógico; estruturar um sistema de formação continuada de professores no uso das novas tecnologias da informação, visando o máximo de qualidade e eficiência; desenvolver modelos de capacitação que privilegiem a aprendizagem cooperativa e autônoma, possibilitando aos professores de diferentes regiões geográficas do estado e do país a oportunidades de intercomunicação e interação com especialistas, o que deverá gerar uma nova cultura de educação a distância; preparar professores para saberem usar as novas tecnologias da informação e comunicação de forma autônoma e independente, possibilitando a incorporação das novas tecnologias à experiência profissional de cada um, visando a transformação de sua prática pedagógica; acompanhar e avaliar in loco o processo instaurado nas escolas.

São 04 (quatro) Núcleos de Tecnologia Educacional – NTE no Rio Grande do Norte: José Augusto em Caicó, Jerônimo Rosado em Mossoró, Kennedy e Atheneu em Natal.  Cada um compõe-se de laboratórios de informática, equipado cada um deles com dez computadores, um scaner, uma impressora; uma sala de aula teórica equipada com TV , vídeo, DVD, antena parabólica e sala da administração do referido NTE, conectado a Internet Banda Larga. Os NTE  foram contemplados com gravadoras de DVD para subsidiar às escolas  que possuem ou que irão possuir equipamento de leitura de DVD, na gravação de documentários e filmes existentes na grade do programa TV Escola e/ou programas educativos.

Os NTE estão organizados a atender as escolas de acordo com a seguinte distribuição por Diretoria Regional de Educação – DIRED:

Conhecendo melhor os Núcleos de Tecnologia

O Núcleo de Tecnologia Educacional José Augusto vem  cumprindo uma importante tarefa com a formação dos profissionais em educação, dando-lhes subsídios prático para utilização de computadores, fundamentados em teorias de ponta psicopedagógica, sociológica e filosófica, servindo de alicerce para o processo de construção do conhecimento pelos alunos e professores no ambiente escolar.

Desenvolve-se com alunos das escolas  a auto-estima, o gosto por aprender a aprender , o senso crítico diante da realidade sócio-cultural em plena era pós-moderna, a capacidade para resolução de problemas, o senso de responsabilidade, companheirismo e colaboração.

 O sucesso da educação, de acordo com professor Luiz de França, administrador do Núcleo, não deve-se apenas à introdução do laboratório de informática nas escolas , estes são suportes importantes, mas o principal é a mudança de postura dos educadores frente ao uso das novas tecnologias e o comprometimento com a melhoria do processo ensino-aprendizagem. Nesse sentido, estamos trabalhando na perspectiva de fornecer subsídios teórico- práticos aos professores que atuam nos laboratórios de informática nas escolas da rede estadual de educação, fazendo com que eles reflitam sobre a importância do acesso às novas tecnologias de informática no processo educacional, tendo como parâmetro a prática pedagógica existente e o novo contexto social e tecnológico amplo que viabiliza ações educativas proporcionando interdisciplinaridade curricular e estimulando o desenvolvimento do raciocínio como fator imprescindível na interação do sujeito com o objeto.

Acesso à tecnologia digital

Hoje, o Núcleo de Tecnologia Educacional José Augusto dá assistência às escolas da 7ª, 9ª, 10ª e 15ª DIRED, com cursos de capacitação para Professores, Supervisores, Diretores, pessoas de Secretaria e apoio técnico para manutenção dos laboratórios de informática das escolas.

Além da capacitação aos professores, desenvolve-se projetos envolvendo educadores e alunos, fazendo integração entre escolas e municípios.

Entre as dezenas de projetos elaborados, o professor Luiz destaca dois que foram destaques: A Trilha do saber e o Intercâmbio do Saber. Este último foi destaque nacional ganhando o primeiro lugar concorrendo em todo Brasil no Concurso Inclusão digital  do Instituto Telemar.

O NTE José Augusto está localizado à Rua Zeco Diniz, S/N, no município de Caicó, nas dependências do Centro Educacional José Augusto.

O Núcleo de Tecnologia Educacional Jerônimo Rosado, administrado pela professora Regina Celli, oferece cursos de informática educativa para as escolas públicas que dispõem de laboratório de informática. Um dos objetivos primordiais é oferecer às escolas públicas de Mossoró e circunvizinhas, apoio técnico e pedagógico ao processo de informatização dessas instituições de ensino. É um centro de capacitação de professores na Informática Educativa, análise de software, suporte técnico e manutenção de hardware.

Somente no ano de 2005 que o referido NTE passou pela grandiosa experiência de capacitar professores e alunos de escola para portadores de necessidades especiais. A capacitação contou com 08 professores do quadro permanente e 04 alunos portadores de necessidades educativas especiais que trabalham como voluntários na Escola Estadual Associação de Normalistas.

O NTE  Jerônimo Rosado está situado nas dependências da Escola Estadual Jerônimo Rosado, na rua Ferreira Itajubá, sn, Bairro Santo Antônio, na cidade de Mossoró-RN. Conta atualmente com um coordenador e 06 professores multiplicadores especialistas em Informática na Educação, além de 02 técnicos com aperfeiçoamento em cursos de hardware e instalação de softwares. Irá aumentar o quadro de multiplicadores, incluindo em seu quadro mais quatro professores que em junho estarão iniciando um curso de especialização em Telemática na Educação pela PUC do Rio.  Possui 02 laboratórios de informática, sendo 01 com 10 máquinas com sistema operacional Linux e outro com 12 máquinas com sistema operacional windows, além de sala de aula com equipamentos de TV, video-cassete e gravadora de DVD.  Toda essa estrutura de pessoal e equipamentos recebe uma total parcela de ajuda do governo estadual, através da CODESE/SECD, para a implementação de ações planejadas, objetivando subsidiar e acompanhar as atividades desenvolvidas nos laboratórios de informática das escolas, como forma de favorecer a utilização de Novas Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação.

O Núcleo de Tecnologia Educacional Atheneu,  favorece a aplicação de novas abordagens de ensino-aprendizagem e estratégias pedagógicas, influenciando na construção e reflexão de novos paradigmas educacionais. O professor precisa valorizar o potencial que é o laboratório de informática na escola e utiliza-lo em prol da construção do conhecimento dos alunos, segundo o professor Irineu Augusto, administrador do NTE Atheneu, que acrescenta a ação do NTE: orientar  os professores à utilização do laboratório de informática nas escolas, bem como, divulgar a importância do uso dos recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação para a construção de novos conhecimentos.

Objetivando otimizar a utilização dos laboratórios de informática das escolas os  multiplicadores do NTE ATHENEU estão re-visitando as escolas. No primeiro momento detectaram os problemas de funcionamento dos laboratórios e elaboraram propostas de trabalhos para serem executadas no corrente ano. Primeiramente um grupo de suporte do NTE ATHENEU vai à escola, revisa o funcionamento dos computadores e ao mesmo tempo ministra curso de suporte para os alunos, em seguida os multiplicadores desenvolvem oficinas pedagógicas interativas de pesquisa na Internet e  utilização de aplicativos do Open Office.

Essas oficinas são desenvolvidas com professores e alunos,  objetivando orientá-los como se posicionar dentro do laboratório na realização de qualquer atividade, bem como na elaboração do  projeto pedagógico.

O NTE  Atheneu funciona no Colégio Estadual do Atheneu Norte Rio Grandense, localizado na Av. Campos Sales, 393, Petrópolis, município de Natal.

Programa Estadual de Informática

O redimensionamento de atuação dos NTE, em razão da diversidade tecnológica atual e de sua importância no contexto estadual, impulsiona o Governo do Estado do RN a criar seu próprio Programa Estadual de Informática na Educação, tendo o ProInfo como um dos parceiros de suas ações. O Programa Estadual de Informática na Educação surge do amadurecimento dessas experiências com o Programa e o Projeto de informatizações anteriores, propondo uma política mais autônoma e ampla de investimento na formação tecnológica dos professores da rede pública do Estado.  Esta atual política de informática na educação, no âmbito estadual, busca contemplar os novos espaços e modalidades de aprendizagens apoiados nas tecnologias, ampliando os espaços de atuação e formação de professores, juntamente com outros setores e iniciativas governamentais e não- governamentais de inclusão digital existentes.

A proposta do PROGRAMA ESTADUAL DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO – InfoEscola,  inscreve-se no Plano Estadual de Educação cuja política de ensino vincula o conhecimento científico e tecnológico à vivência cultural dos alunos.

Nesta perspectiva, a escola é vista como instituição que deve instigar a compreensão conceitual e a organização do pensamento do aluno e tematizar o mundo do trabalho, entendendo-se que avanços concretos na área educacional dependem, em grande parte, da compreensão dos diferentes segmentos sociais do que seja a escola.

Dessa forma o Programa Estadual de Informática na Educação – InfoEscola, pressupõe:

que a realidade do mundo do trabalho impõe novos desafios à escola pública, tanto em termos de seus conteúdos quanto de seus métodos e instrumentos de ensino, demandando que os educadores assimilem novas práticas e incorporem novas tecnologias ao cotidiano escolar;

reconhecimento da relevância social da democratização do acesso ao conhecimento, associado à utilização de novas tecnologias da informação e da comunicação, ganhando destaque o microcomputador, bem como as redes eletrônicas de comunicação, pela sua capacidade de conectividade entre as pessoas, reduzem distâncias e tempo;

que no Ensino Básico, a relação Educação e Trabalho deve superar o desenvolvimento de habilidades apenas motoras ou técnicas para se centrar na utilização crítica e social do instrumental tecnológico disponível.

Objetivos gerais:
Melhorar a qualidade da Educação Básica;

Propiciar um ambiente que permita a escola e a comunidade acompanharem o desenvolvimento tecnológico, tendo em vista a formação do cidadão para uma sociedade global tecnologicamente desenvolvida e interdependente;

Criar novas formas de construção de conhecimento no ambiente escolar através do uso e integração das mídias.

Específicos:
Formar educadores para o uso integrado das mídias na educação;

Possibilitar o conhecimento e utilização de softwares educativos nas diversas disciplinas da Educação Básica;

Permitir o acesso de professores e alunos aos acervos culturais educativos mundialmente disponíveis na Internet;

Desenvolver projetos que favoreçam a integração da comunidade na utilização das tecnologias da informação e da comunicação;

Criar ambiente de interação das diversas áreas do conhecimento para investigar e produzir novas soluções para os processos educacionais utilizando-se dos recursos tecnológicos da informática;

Apoiar a produção e divulgação de projetos desenvolvidos nos laboratórios de informática nas escolas;

Oportunizar ao professor da rede pública a integração da sua prática pedagógica a tecnologias avançadas.

Abrangência

O programa contemplará as escolas públicas de educação básica da rede estadual de ensino que possuem laboratório de informática e/ou Internet. Ou seja, essas escolas devem possuir equipamentos que permitam o uso de recursos informáticos capazes de contribuir como ferramentas de aprendizagem no processo pedagógico dessas instituições de ensino, como também aquelas que tenham seus projetos de inserção da informática na escola aprovados pelo órgão estadual responsável.

Estratégias para a implantação

Este programa será implantado através da CODESE/SECD, sendo área de atuação do Centro de Centro de Tecnologia Educacional – CTE  e tem como principal parceiro o MEC/SEED, através dos seus programas de introdução das Tecnologias da Informação e da Comunicação nas escolas, principalmente o ProInfo, representado pelos Núcleos de Tecnologia Educacional.

Suas principais estratégias são:
Fomentar ações que contribuam para o favorecimento de uma nova visão na educação com o uso das tecnologias da informação e da comunicação, de forma a torná-la apta na preparação de cidadãos capazes de interagir numa sociedade cada vez mais informatizada;

Implementar o uso da informática nas escolas estaduais, de acordo com objetivos educacionais previstos nesse documento, como também através de objetivos já estabelecidos pelos programas federais parceiros;

Articular a criação de novos NTE e a implantação de novos laboratórios de informática nas escolas, através de recursos oriundos do MEC, Governo do Estado e doações;

Apoiar os NTE no trabalho de manutenção e assistência técnica dos equipamentos, como também nas capacitações de recursos humanos, disponibilizando recursos financeiros para este fim;

Estimular a comunicação permanente entre todos os usuários envolvidos nesse programa, através da criação de uma rede colaborativa de aprendizagem;

Celebrar convênios com instituições e/ou empresas que assegurem a utilização da Internet pelas escolas;

Fomentar recursos para a compra de acessórios tecnológicos modernos como webcam, placa de captura de vídeo, projetor de imagens, entre outros, de modo que contribua para o favorecimento desses recursos na educação;

Contribuir para uma política de compra e/ou criação de softwares educativos para as escolas;

Adequar os laboratórios de informática às características dos portadores de necessidades especiais;

Sistematizar um processo de acompanhamento e avaliação do programa em todos os seus níveis.

Disponibilizar carga horária para capacitação de multiplicadores.

Ações – mobilização e adesão
Sensibilização nas instituições educacionais públicas da educação básica do Estado, para a compreensão da importância do programa e posterior adesão. Essa adesão implica em aceitação dos objetivos propostos no programa, observando as seguintes etapas:

Criação dos projetos pedagógicos pelas escolas, especificando a visão destas em relação à introdução de novas tecnologias na prática pedagógica, respeitando as diretrizes do Programa Estadual de Informática na Educação, estabelecendo objetivos e metas, que serão acompanhados e avaliados por uma comissão estabelecida no Centro de Tecnologia Educacional – CTE.

Criação dos projetos pedagógicos dos NTE para estabelecimentos de metas e ações que contribuam no processo de informatização das escolas estaduais para o processo educativo.

A adesão representa um compromisso com os objetivos e estratégias do Programa e seus resultados.

Os projetos serão encaminhados e analisados pelos representantes legais do CTE para posterior aprovação.

Capacitação de recursos humanos
Capacitação continuada de educadores para a utilização do computador como recurso pedagógico;

Capacitação continuada de suportes técnicos para os NTE e escolas;

Treinamentos de pessoal técnico-administrativo da educação, no uso de recursos computacionais como ferramenta de produtividade;

Formação dos professores regentes de laboratório tanto no que diz respeito aos aspectos pedagógicos quanto técnicos;

Preparação de grupos de alunos monitores visando à disseminação do Programa, bem como o engajamento nas ações voltadas para a inclusão digital;

Estas ações implicam no redimensionmento do papel que o professor desempenha na formação do cidadão do século XXI. Significa introduzir mudanças no processo ensino-aprendizagem, trazendo desafios para a pedagogia tradicional.

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