Iniciada a montagem da decoração natalina da capital

Publicação: 2019-10-18 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
O ciclo natalino se aproxima, e os trabalhos para decorar ruas, canteiros e monumentos já estão em curso na capital do Rio Grande do Norte. Na tarde dessa quinta-feira (17), equipes da empresa responsável pelo serviço concluíram a iluminação dos Reis Magos que ficam na entrada da cidade, próximo ao viaduto de Ponta Negra na zona Sul de Natal.

Um dos lotes da decoração das ruas tem a recuperação dos reis magos na BR-101
Um dos lotes da decoração das ruas tem a recuperação dos reis magos na BR-101

Os operários que instalavam os cordões de luz nas estruturas metálicas que formam as silhuetas dos três reis magos, informaram que a fachada do Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura de Natal na Cidade Alta, será a próxima a ser concluída.

De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), pasta que coordena os trabalhos de iluminação e decoração natalina, a expectativa é que os elementos da nova decoração comecem a ser instalados no “início de novembro”. Já o acendimento da árvore de Mirassol está previsto para o dia 21, data que celebra a padroeira da cidade Nossa Senhora da Apresentação.

“A árvore terá os mesmos 112 metros do ano passado, incluindo a estrela no topo, e um espetáculo (de luzes) no entorno. Natal vai ficar mais bonita ainda”, disse Irapoã Nóbrega, secretário Municipal de Serviços Urbanos.

Este ano a Prefeitura de Natal  celebra três contratos diferentes para garantir a decoração: o primeiro contrato, no valor de R$ 845 mil, visa recuperar o material armazenado em anos anteriores para reutilização.

Já o segundo contrato de R$ 1,99 milhão foi firmado para cuidar da montagem, decoração e iluminação das três árvores de Natal em Mirassol (zona Sul), Parque dos Coqueiros e Ginásio Nélio Dias (ambos na zona Norte); das fachadas da Catedral Metropolitana e do Palácio Felipe Camarão (sede da Prefeitura); das esculturas dos Reis Magos na entrada da cidade; da casinha do Papai Noel na Praça da Árvore em Mirassol; e para instalação das peças que serão reutilizadas.

As licitações para o primeiro e o segundo contratos, conforme publicado no Diário Oficial do Município, foram vencidas pela mesma empresa: a Razão Produções e Eventos LTDA.  

Irapoã reforçou ainda que a Semsur irá reciclar peças do acervo utilizado em anos anteriores, “porém em menor quantidade, devido ao desgaste das peças”. Ele lembrou que em 2018, 100% do material guardado foi reaproveitado, e que o valor pode sofrer alterações “a depender de fiscalizações após a entrega do acordado em contrato”. Após o serviço, a Semsur faz uma vistoria para certificar que tudo o que foi estipulado está executado.

Nova decoração
“O terceiro contrato, que precisou ser reiniciado por conta da desistência da empresa que saiu vencedora, está na fase final do processo de licitação. Esse contrato é voltado especificamente para a instalação das novas peças”, informou Irapoã Nóbrega, da Semsur. O serviço de decoração das vias com as novas peças inclui aquisição de material, montagem, translado, instalação, manutenção, desmontagem, remoção e guarda dos elementos estruturais e/ou equipamentos de iluminação. Ainda não há valor definido para o terceiro contrato.

Além das vias principais que já recebem decoração especial no período, o titular da Semsur adiantou que bairros como Alecrim e Cidade Alta, na zona Leste de Natal, e bairros da zona Norte “também serão contemplados”. Apesar da árvore de Mirassol já ter data prevista para ser acesa (dia 21 de novembro), o lançamento dessa nova decoração ainda não foi definido.

Vale ressaltar que os recursos destinados à decoração natalina são provenientes da Cosip, a Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública.





continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários