quinta-feira, 18 de abril, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Iniciativa rejeitada

- Publicidade -

Iniciativa rejeitada

A maioria da Câmara Municipal rejeitou uma proposta, de iniciativa do vereador Sandro Pimentel (PSOL), para uma moção de congratulações ao Ministério Público do Trabalho, que entrou com uma ação judicial contra a Guararapes. Sandro Pimentel pedia também que a Câmara “repudiasse” – e essa parte foi igualmente rejeitada – o empresário Flávio Rocha, que criticou o medida do MPT e apontou os danos ao setor de facções, caso a ação trabalhista seja acatada pela Justiça.

“Não se trata mais de ‘fora Lula’, ‘fora Dilma’ ou ‘fora Temer’. A questão agora é a República e a democracia, que estão ameaçadas.”
Roberto Rocha, Senador

Comenda Jessé Freire

Ao tomar posse na sexta-feira, à noite, a nova diretoria do CDL (Câmara de Diretores Lojistas) entregou a comenda Jessé Freire a lideranças empresariais e políticas. Entre os homenageados estavam os presidentes da Fiern, Amaro Sales; do grupo Riachuelo, Flávio Rocha; da AleSat, Marcelo Alecrim; o ex-presidente da CDL, Ricardo Abreu; e o deputado Rogério Marinho (PSDB). Também estiveram na solenidade o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), o senador José Agripino (DEM), o deputado federal Felipe Maia (DEM), o desembargador Claudio Santos, o vice-presidente estadual do PSDB, Tião Couto. O presidente da CDL é  Augusto Vaz.

Crítica ao fundão

A aprovação de um fundo eleitoral bilionário para destinar recursos públicos aos candidatos foi enfaticamente criticada em editorial do Estado de SP, que lamentou também a reforma política, votada no Congresso Nacional, ter sido concluída com mudanças pífias e sem promover uma verdadeira transformação no sistema eleitoral e partidária. “É um disparate aprovar a destinação de dinheiro público a campanhas políticas, especialmente quando o governo precisa passar por sério ajuste fiscal. Há, no caso, uma clara falta de sintonia entre os Poderes. O Executivo tenta cortar os gastos públicos – tarefa especialmente difícil na atual organização do Estado, com inúmeras vinculações de despesas – e o Legislativo, como se os recursos públicos fossem infinitos, aprova um novo fundo para as campanhas eleitorais”, destacou o texto.

Reação do tucano

O prefeito João Doria publicou nas redes sociais na manhã deste sábado um vídeo no qual responde duramente às críticas do ex-governador Alberto Goldman feitas a ele na internet. “Hoje meu recadinho vai para você Alberto Goldman, que viveu a vida inteira na sombra do Orestes Quércia e do José Serra. Você é um improdutivo, fracassado”, disse o prefeito, que está em Belém para acompanhar o Cirio de Nazaré. Em outro trecho, Doria afirmou que o ex-governador “vive de pijamas”. “Viva com a sua mediocridade que fico com o povo”, afirmou. No vídeo publicado ontem, Goldman, que é vice presidente do PSDB faz duras críticas a Doria, que é seu desafeto. “São Paulo não tem prefeito”, afirmou.

Mudança nos debates

Os debates entre candidatos a presidente e governador, promovidos por emissoras de rádio e TV  durante as campanhas, terão uma participação de um número maior de políticos. A lei aprovado no Congresso Nacional e sancionado pelo presidente Michel Temer estabelece que as emissoras são obrigadas a convidar todos os candidatos de partidos que tenham pelo menos cinco parlamentares (senadores e deputados). Antes, a regra levada em consideração apenas as bancadas na Câmara e o número mínimo era de nove deputados, não contando senadores.

Carreira de policial  

Pode ser votada na próxima semana, no Senado, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que cria as polícias penais federal, estaduais e distrital. Com isso, os agentes penitenciários passam a ter os direitos inerentes à carreira policial. A PEC 14/2016 já foi aprovada em primeiro turno e está pronta para a votação em segundo turno pelo plenário. Depois, se aprovada, seguirá para a Câmara dos Deputados.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas