Inscrições abertas para missão no Habitat Marte da UFRN

Publicação: 2018-01-03 13:12:00 | Comentários: 0
A+ A-
Estão abertas as inscrições para os interessados em participar da primeira missão de 2018 do projeto habitat Marte, estação de pesquisa onde são desenvolvidas simulações de experiência no planeta vermelho. A ação é promovida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e terá 48 horas de duração, entre os dias 19 e 21 de janeiro. 

Pesquisadores do Habitat Marte em Caiçara do Rio do Vento fazem simulação de 8 a 10 de dezembro
Primeira simulação do projeto aconteceu em dezembro do ano passado

Podem se candidatar estudantes de universidades, professores e profissionais em geral, para o desenvolvimento de pesquisas na missão. As equipes podem ser de quatro a cinco membros, que devem apresentar propostas de pesquisas individuais ou em conjunto. 

A primeira missão no Habitat Marte aconteceu de 8 a 10 de dezembro de 2017, quando três estudantes e o professor da UFRN, Júlio Rezende, realizaram atividades como a coleta de amostras de solo e minérios, observação astronômica, avaliação e melhoria dos sistemas de apoio à vida na estação.

O calendário de missões em 2018 pode ser visualizado no edital de seleção ou no site, onde também estão disponíveis outras informações sobre o Habitat Marte.

Montado no município de Caiçara do Rio do Vento, a 100 quilômetros de Natal, o Habitat Marte ocupa uma estrutura de 56 m² dentro do Núcleo de Pesquisa em Engenharia, Ciência e Sustentabilidade do Semiárido (Nupecs). Essa é a primeira estação de pesquisa do hemisfério sul com simulação de uma experiência no planeta vermelho, que tem como principais objetivos estimular, apoiar e promover a educação espacial, a pesquisa sobre sustentabilidade em Marte e no semiárido, o desenvolvimento e a transferência de tecnologias, assim como a transformação de ideias em produtos no campo das engenharias.

O edital de seleção está disponível no endereço eletrônico: https://goo.gl/y5Dakd.

Outras informações também podem ser obtidas pelo e-mail juliofdrezende@hotmail.com.


continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários