quarta-feira, 24 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Inscrição na UFRN termina amanhã

- Publicidade -

Amanhã é o último dia para se inscrever no Vestibular 2011 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. As inscrições devem ser feitas até as 23h59 deste domingo no site da Comissão Permanente de Vestibular (www.comperve.ufrn.br). Até o final da manhã de ontem, mais de 25 mil pessoas já estavam inscritas. A expectativa da Comperve é que o número de candidatos inscritos superem os 27 mil do Vestibular do ano passado. Este ano, o Vestibular está oferecendo 6.139 vagas – 77 a mais do que em 2009 – para os cursos da UFRN. Além disso, são mais 245 vagas  através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os seguintes cursos: Geofísica, bacharelado em Engenharia de Software, Engenharia Florestal, Engenharia Agronômica e Zootecnia.

“Os candidatos que vão disputar as vagas pelo Enem não precisam fazer a inscrição no Processo Seletivo regular. Mas nada impede que esses candidatos concorram também as vagas do vestibular tradicional, aí sim, eles precisam fazer a inscrição”, explicou a presidente da Comperve, Betânia Leite.

De acordo com o edital (www. comperve.ufrn.br), cada candidato terá direito apenas uma inscrição. Ele poderá optar por, no máximo, dois cursos (1ª e 2ª opções) de uma mesma área. Assim como nos anos anteriores, é preciso ter Cadastro de Pessoal Física (CPF) e documento de identificação (ver BOX) e preencher todos os campos do Formulário de Inscrição.

Para realizar a inscrição, a Comperve dá as seguintes orientações: acessar o site, no qual estarão disponíveis o Edital do Vestibular 2011 e o Formulário de Inscrição; preencher integralmente o Formulário de Inscrição de acordo com as instruções constantes nele; enviar eletronicamente o Formulário com uma foto recente, para documento, tamanho 3×4, em arquivo digital formato jpeg; imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU), no caso de candidato pagante e o Comprovante de Inscrição, no caso de candidato isento; e efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 30 de agosto de 2010, no local indicado na GRU.

O valor da taxa de inscrição cobrada é de R$100,00 para os candidatos pagantes. O candidato selecionado como isento do pagamento da taxa deverá fazer sua inscrição no período e horário conforme determina o edital do processo seletivo.

Os candidatos pagantes devem guardar o Comprovante de Pagamento até a data da validação de sua inscrição. Aqueles que são isentos devem guardar o Comprovante de Inscrição.

A presidente da Comperve,  alerta que as inscrições cujas fotos não estejam de acordo com o que  foi solicitado pelo edital, não serão validadas. Mas será aberto um período para reenviar as fotos.

Alunos da rede pública têm tratamento diferenciado

Como vem acontecendo nos últimos anos, os alunos da rede pública de ensino poderão se beneficiar do Argumento de Inclusão, definido como um fator multiplicativo, no valor de 1,1 igual para todos os cursos.

De acordo com o edital do vestibular, para ser beneficiado pelo Argumento de Inclusão, o candidato deverá, entre outro requisitos, ter cursado, com aprovação, os três últimos anos do ensino fundamental e todo o ensino médio na Rede Pública; ter concluído o ensino médio ou estar concluindo em 2010, na Rede Pública; ter entregue, todos e de uma só vez, no período de 24 de setembro a 15 de outubro de 2010.

“O A.I. é um dos processos inclusivos mais justos, pois permite que os candidatos que não estudaram em uma escola de qualidade concorram em pé de igualdade com aqueles que tiveram melhores oportunidades. No ano passado, 26 alunos oriundos de escola pública foram aprovados no vestibular para Medicina. Fato que nunca tinha acontecido”, disse a presidente da Comperve, Betânia Leite. Todos os alunos de escola pública  aprovados na primeira fase e tiverem suas provas subjetivas corrigidas poderão acrescer 10% ao seu argumento final.

Os locais de provas serão divulgados no dia 9 de novembro, no site da Comperve. As provas serão aplicadas no período de 28 a 30 de novembro de 2010 nos municípios de Natal, Mossoró, Caicó, Currais Novos e Santa Cruz e abrangerá os conhecimentos comuns às diversas formas de escolarização do ensino médio. Terão duração de quatro horas e meia.

No primeiro dia  de inscrição serão aplicadas as provas objetivas das seguintes disciplinas: Língua Estrangeira, Química, Física, Biologia e Matemática. Ao todo, o estudante responderá a 60 questões. No segundo, serão 48 questões objetivas de Português, Literatura, História e Geografia e mais a Redação.  No último dia é a vez das provas discursivas. Serão 12 questões (quatro por disciplina) de acordo com a área do curso escolhida pelo candidato.

O candidato com necessidades especiais que precisa de condições diferenciadas para realizar as provas deverá entregar ou enviar um requerimento (em duas vias), especificando o tratamento diferenciado adequado, acompanhado de atestado médico com a descrição de sua necessidade.

A documentação deverá ser entregue na sede da Comperve, nos dias úteis do período de 26 de julho a 30 de agosto de 2010, no horário das 7h30 às 11h30 ou das 13h30 às 17h30min ou enviados por Correios com Aviso de Recebimento. O candidato será avaliado por uma junta médica da UFRN, nos dias úteis do período de 21 a 24 de setembro de 2010.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas