sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Inscrições abertas para concurso de Redação

- Publicidade -

Já estão abertas as inscrições para o 40º Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pela União Postal Universal (UPU) em mais de 190 países. O tema deste ano é “Imagine que você é uma árvore em uma floresta. Escreva uma carta a alguém para explicar-lhe porque é importante proteger as florestas”.

As inscrições, que estarão abertas até 25 de março, só serão aceitas se feitas pelas instituições de ensino. Após seleção interna, cada escola pode inscrever no máximo duas redações. Podem participar estudantes até 15 anos da rede pública e privada de ensino.

A redação deve conter entre  500 e 800 palavras, ser escrita de próprio punho, em forma de carta (começar por uma saudação, incluir o endereço do remetente e terminar com uma fórmula de cortesia e assinatura).

As redações serão selecionadas de acordo com os seguintes critérios: coerência com o tema proposto; originalidade; criatividade; idéias expressas; vocabulário; compatibilidade entre a idade, grau de maturidade e série cursada pelo aluno.

O objetivo do Concurso é desenvolver a habilidade de composição dos jovens, contribuir para o estreitamento das relações de amizade internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita, além de viabilizar a interação dos Correios com a comunidade e a prática da responsabilidade social empresarial com foco na educação.

No Brasil, serão realizadas duas fases: estadual e nacional. Na estadual, serão premiadas as três melhores redações de cada Diretoria Regional dos Correios. O primeiro colocado desta fase receberá um notebook, enquanto o segundo e o terceiro colocados ganharão um aparelho de som portátil, com CD/DVD, MP3 e rádio AM/FM.

O primeiro colocado de cada Diretoria Regional irá concorrer à fase nacional. O vencedor desta fase receberá uma TV de LED 32 polegadas, troféu e certificado na cerimônia de comemoração do Dia Mundial dos Correios, dia 7 de outubro, em Brasília. Além disso, irá representar o Brasil na fase internacional em Berna, na Suíça.

Tanto na fase estadual como na nacional, os prêmios serão concedidos aos alunos vencedores e às suas escolas. Já os três primeiros colocados da fase internacional receberão medalhas de ouro, prata e bronze, cunhadas pela Secretaria Internacional, e terão o nome publicado na revista da União Postal Universal (UPU).

Em 2010, o concurso contou com a participação de mais de seis mil estudantes de 40.885 escolas brasileiras. A vencedora da fase regional foi a estudante Geovana Fernandes Guinauer, 14 anos, Colégio Maria Auxiliadora, de Natal (RN), enquanto na fase nacional teve como vencedora a aluna do 8º ano fundamental  – Amanda Caroline Gomes, estudante da Escola Estadual Lobo d’Almada, de Boa Vista – Roraima.

  O regulamento completo do concurso está disponível na página dos Correios na internet (www.correios.com.br).Para obtenção de informações adicionais – sugerimos contactar a Assessoria de Comunicação dos Correios no RN por meio do Fone (84) 3320-2405 ou e-mail [email protected].

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas