sábado, 20 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

INSS anuncia desligamentos de médicos

- Publicidade -

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), anunciou o desligamento dos médicos peritos conveniados para poder chamar os aprovados no último concurso.

O problema é que o número de dispensados é bem maior do que a quantidade que será chamada, o que acaba atrasando os atendimentos que em alguns casos chega a ser marcado para até 90 dias.

 Segundo o médico Marcos Klemig, chefe da Seção de Gerenciamento de Benefício por Incapacidade, essa situação não está ocorrendo e nem ocorrerá na região administrada pela Gerência Geral de Natal. Ele confirmou que a diretoria de Brasília enviou uma Portaria recomendando cancelamento do contrato dos médicos credenciados à medida em que fossem convocados os concursados, mas Klemig disse que essa portaria não foi cumprida, ele preferiu respeitar o término do contrato que foi em 18/02/2006.

A contratação de 23 médicos credenciados se deu há dois anos por causa do encurtamento do quadro de peritos, muitos se aposentaram e outros deram entrada em licenças para resolver problemas pessoais. Segundo o INSS, durante o período em que vigorou o contrato, nenhum credenciado foi demitido, mas vários foram solicitando o cancelamento por motivos pessoais. Até o mês passado, haviam 42 peritos em atividade, sendo seis médicos credenciados.

“Hoje contamos com 35 médicos em atividade, todos concursados e recebemos a previsão de mais sete, oriundos do concurso que está em andamento. Os médicos existentes dão conta do atendimento, os que vão chegar é para suprir os casos de aposentadoria previstos. Para se ter uma idéia, antes dos médicos credenciados, um atendimento era marcado para até 90 dias, hoje, a maioria dos atendimentos acontecem no mesmo dia, não acontecem mais os casos de demanda reprimida”, disse Marcos Klemig.

Recadastramento será feito só até hoje

Termina hoje o prazo para os aposentados convocados pelo INSS efetuarem o recadastramento para continuar recebendo os benefícios.

Em todo o País, cerca de 14 milhões de aposentados devem fazer o recadastramento, que o INSS chama de censo. Nessa primeira fase, dos 2,4 milhões de aposentados convocados compareceram às agências bancárias 1,7 milhão, o equivalente a 73%. No Rio Grande do Norte estavam previstos 43 mil aposentados e até ontem se apresentaram ao recadastramento 28.648 aposentados. O prazo para renovar os dados se encerra hoje e quem não respondeu ao censo vai ter os benefícios bloqueados.

“Quem não efetuou o recadastramento vai ter o benefício bloqueado, mas poderá regularizar a situação comparecendo ao posto de atendimento do INSS mais próximo da residência”, lembrou Rui Almeida e Silva, chefe de Comunicação Social do INSS

O assegurado que não foi convocado não deve entrar em pânico, pois essa é apenas a primeira etapa do recadastramento e quem não foi convocado poderá conferir o período através do site www.previdencia.gov.br ou pelo 0800-780191.

Serviço:
O atendimento nas agências do INSS será suspenso segunda e terça-feira de carnaval retornando na próxima quarta-feira das 14h às 18h, com exceção da agência Centro, na rua Apodi.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas