quarta-feira, 24 de abril, 2024
29.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

INSS suspende 70 mil benefícios

- Publicidade -

Brasília (AE) – O Ministério da Previdência Social publica nesta terça-feira  o  terceiro edital de suspensão do pagamento de benefícios por causa do Censo Previdenciário.  Desta vez, a suspensão atingirá 70.029 segurados, a maior parte convocados em  dezembro de 2005 que não compareceram às agências bancárias para atualizar seus  dados cadastrais até o último dia útil de abril.

Esses segurados só receberão  o pagamento de maio, depositado nos cinco primeiros dias úteis de junho, se  comparecerem rapidamente aos bancos onde recebem normalmente a aposentadoria  ou pensão e normalizarem a situação. Caso insistam em não participar do recadastramento,  não conseguirão receber em junho. 

A Previdência avisa que o pagamento só será desbloqueado se o segurado se apresentar.  Foi o que aconteceu com cerca de metade dos 80.989 segurados, que fizeram parte  da primeira lista publicada pela Previdência Social em março. Eles foram aos  bancos e voltaram a receber.

A Previdência ainda não dispõe do índice de comparecimento  dos 50.127 segurados que foram avisados da suspensão do pagamento em abril.  Como das outras vezes, o terceiro edital com os nomes que terão o benefício  suspenso será publicado em um jornal de grande circulação em cada Estado.

A  lista também estará disponível na página do Ministério da Previdência Social  na Internet (www.previdencia.gov.br).  Estão incluídos na nova relação 1.352 segurados que já tinham sido convocados  em outubro e novembro do ano passado.

INSS alerta aposentados sobre ação de golpistas

Os fraudadores da Previdência Social que atuam sob o pseudônimo de Coronel França continuam agindo contra os titulares de benefícios. Segundo a Agência Previdência, embora o Ministério da Previdência Social faça constantes alertas à população de que seus servidores não fazem contato telefônico com aposentados e pensionistas e não oferecem serviços ou auxílio para agilizar a tramitação de processos, ainda há quem caia no golpe.

A Ouvidoria-Geral da Previdência Social reforça o alerta para que nenhum aposentado ou pensionista faça depósitos em nome de terceiros a título de custas processuais para recebimento de pecúlios ou outros valores da Previdência Social. A Ouvidoria também checou a existência de algum servidor no CNPS chamado Matusalém e comprovou que ele não existe.

O Conselho Nacional de Previdência Social informa que estes golpes conhecidos como Coronel França se tornam mais comuns na medida em que se aproximam os feriados nacionais, talvez pelo fato de os aposentados e pensionistas ficarem impossibilitados de conferir os dados fornecidos, como endereços e números de telefones falsos.

O CNPS registra uma média de quatro ligações por semana de pessoas que relatam terem recebido esse tipo de abordagem, cujas ligações geralmente são feitas a partir de números de celular pré-pagos de Brasília, para aposentados e pensionistas localizados em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Todos os casos são encaminhados para investigação.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas