quinta-feira, 28 de março, 2024
33.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Instabilidade…

- Publicidade -
Rosalie Arruda

A grita é grande no meio jurídico. A migração do antigo sistema do Processo Judicial Eletrônico do Tribunal de Justiça do Estado para uma nova versão está causando transtorno para advogados e pessoas que recorrem à Justiça estadual. Desde que foi lançada, há duas semanas, a nova plataforma do Pje apresenta instabilidade. O problema gera dificuldades principalmente no acesso a processos. Advogados já estão pressionando a OAB a levar a questão ao Conselho Nacional de Justiça.

…Nos Tribunais
Para completar, o problema não se limita ao sistema do TJRN. O Tribunal Regional do Trabalho também implantou sua versão atualizada do Pje há 10 dias e a plataforma também está criando barreiras na consulta aos processos. A situação está provocando atrasos nas ações e criando uma cadeia de insatisfação: dos advogados com os sistemas, e dos clientes com os advogados e os tribunais.

Poderes que podem…
Depois que o Poder Judiciário encaminhou à Assembleia Legislativa projeto de lei propondo a reposição salarial dos seus servidores, em torno de 4,2%, agora chegou a vez do Legislativo.
A Mesa Diretora da Assembleia está concedendo um pouco menos, 3,89%, em duas parcelas agosto e dezembro, para todos funcionários do seu quadro. O percentual foi definido pela inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA/IBGE.

… e não pode

Ontem, o presidente da Comissão de Finanças e Fiscalização, deputado Tomba Farias, sorteou à deputada Cristiane Dantas a relatoria do projeto de reposição salarial do Judiciário. Pois é. Enquanto uns podem receber o que é justo, outros, como os servidores do Executivo, ficam lambendo o dedo e aguardando dias melhores com três folhas em atraso.

Saindo Fora…
A quantidade de pessoas que decidem deixar o Brasil continua crescendo. Os últimos dados da Receita Federal mostram que 22,4 mil pessoas entregaram a declaração de saída definitiva do país no ano passado em 2018. Em 2017, foram 21,2 mil.

…Comprova…
O Presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), o físico Luiz Davidovich, disse em entrevista ao Valor Econômico que tem assinado cada vez mais cartas de recomendação para pesquisadores que deixam o Brasil.

…Físico brasileiro
“O êxodo de cientistas, para Davidovich, é a ferida mais exposta do sistema de ciência e tecnologia (C&T) do país, que se agravou no governo Jair Bolsonaro e seus contingenciamentos, ausência de projeto tecnológico e negação da ciência.”

A propósito…
A Marshall School of Business, da University of Southern California (USC), está oferecendo bolsas para seu programa de MBA nos EUA em 2020 a estudantes brasileiros. Considerado um dos 10 melhores dos Estados Unidos na área de negócios, o International Business Education and Research MBA, ou IBEAR MBA, é um programa de um ano, criado para profissionais em meio de carreira. As inscrições vão até 31  de dezembro.

Aviação
Natal vai sediar O 1º Encontro de Aeronaves, no final de semana do 7 de setembro.  O evento conta com três dias de programação intensa, incluindo acrobacias aéreas e um show do cantor Waldonys.

Inteligência Artificial
Como a Inteligência Artificial deverá dominar o mundo nas próximas décadas, entendê-la passou a ser uma questão de sobrevivência. Os advogados recebem na sede da OAB/RN a colega Lara Selem para apresentar a plataforma John Cognition, primeira Inteligência Artificial em gestão legal do mundo. A palestra acontecerá nesta quinta-feira (22), na sede da OAB/RN. Informações sobre inscrições estão disponíveis no site www.oabrn.org.br./

Vida difícil
A vida está complicada para o Ministro Ricardo Salles do Meio Ambiente. O “homi” não pode abrir a boca para falar sobre desmatamento e queimadas que é vaiado. Foi assim ontem em Salvador em evento sobre Mudanças Climáticas, promovido pela ONU.

Caixa 2
Fernando Haddad foi condenado por falsidade ideológica para fins eleitorais em 2012, quando foi eleito prefeito de SP. Decisão é do juiz de Direito da 1ª Zona Eleitoral, Francisco Shintate. Em entrevista ao Estadão, Haddad afirma que “a condenação versa sobre um tema estranho ao próprio inquérito” e que “sequer foi objeto da acusação”. (do site Migalhas).

Pela cidade
O SESC /RN, informa que a unidade móvel Sesc Saúde Mulher, está estacionada até 5 de novembro, na rua Presidente Bandeira, para a realização de exames preventivos gratuitos.
EX-CASAL| O ex-deputado Wober Junior e a odontóloga Ângela Pinheiro tomaram rumos opostos. O apartamento no Edifício Aldebaran está à venda.
ETERNO 007 | O novo filme de James Bond finalmente tem um título, “No Time to Die”, e será lançado em abril de 2020, anunciaram produtores nesta terça-feira.
EMBAIXADORES | Os cantores sertanejos Bruno e Marrone foram nomeados pelo presidente Jair Bolsonaro como embaixadores do turismo no Brasil. A dupla agora tem a função de promover as belezas e a cultura brasileira em suas redes sociais com mais de 10 milhões de seguidores. Tem quem diga que “se depender do governo, os sertanejos não vão mais dormir na praça”.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas