Cookie Consent
Política
Instalações de CPIs no Senado serão definidas na terça-feira
Publicado: 00:00:00 - 03/07/2022 Atualizado: 14:55:00 - 02/07/2022
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, informou que decidirá até a próxima terça-feira (5) se a CPI do Ministério da Educação, solicitada pela oposição, será instalada. Também serão analisados outros pedidos de comissões parlamentares de inquérito (CPIs), feitos por senadores da base governista.

Roque de Sá/Agência Senado
Rodrigo Pacheco vai reunir líderes para discutir instalações das CPIs

Rodrigo Pacheco vai reunir líderes para discutir instalações das CPIs


Além da comissão para investigar denúncias de corrupção no Ministério da Educação, solicitada pela oposição, há outras três CPIs protocolizadas há mais tempo, e apoiadas pela base governista, que aguardam decisão quanto à sua instalação: a das Obras Inacabadas, a das ONGs e a do Crime Organizado.

Em entrevista coletiva, Pacheco disse que não há problema para o funcionamento simultâneo de várias CPIs. Mas ele argumentou que o período eleitoral pode dificultar o funcionamento dessas comissões. 

“A responsabilidade do Senado e dos líderes é sobre a efetivação de um instituto importante que precisa funcionar. Se instalar, é para funcionar”, declarou ele. 

Segundo Pacheco, as decisões quanto à instalação dependerão principalmente do envolvimento dos líderes para a definição dos membros das CPIs, situação que  ele acredita ficar “estabilizada” na próxima semana. 

Depois de se reunir com Rodrigo Pacheco, os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Jean Paul Prates (PT-RN) — líderes da oposição e da minoria, respectivamente — defenderam prioridade de instalação para a CPI do MEC em relação às outras CPIs. 

Para Randolfe, a análise sobre a instalação é decisão soberana da Presidência do Senado, desde que cumpridos os requisitos legais: fato determinado, número mínimo de assinaturas e tempo de funcionamento. 

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte