quinta-feira, 25 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Insurgência comemora fim do governo Muamar Kadafi

- Publicidade -

Tripoli (AE) – Os insurgentes líbios reivindicaram ontem o controle de grande parte da capital Tripoli, após rápido avanço no final de semana passado que indica um fim iminente do regime de 41 anos do governante Muamar Kadafi. A comunidade internacional pediu para Kadafi renunciar, enquanto três filhos do governante eram detidos pelos rebeldes em Tripoli. O paradeiro de Kadafi era desconhecido no começo da noite de segunda-feira e disparos e rajadas de metralhadoras eram escutados em bairros de Tripoli, indício de que os combates não chegaram ao fim na capital.
Armados e disparando tiros para o alto, rebeldes circulam pelas ruas de Trípoli e se preparam para o confronto final com as forças de Kadafi
“O verdadeiro momento da vitória será quando Kadafi for capturado”, disse Mustafá Abdel-Jalil, chefe do Conselho Nacional de Transição em Benghazi. O porta-voz dos rebeldes em Tripoli, Mohammed Abdel-Rahman, alertou para bolsões de resistência na capital e disse que enquanto Kadafi permanecer livre “continuará o perigo”.

Na manhã de ontem, os insurgentes tentaram invadir o complexo administrativo e residencial de Kadafi, o Bab al-Aziziya, mas alguns tanques do governo saíram atirando e abriram fogo contra os rebeldes, de acordo com moradores que vivem próximos ao local.

Os insurgentes conseguiram tomar o controle da emissora estatal de televisão na capital Trípoli, disse o porta-voz rebelde Mohammed Zawiwa. “Todas as emissoras de televisão controladas pelo Estado pararam de transmitir (em Trípoli). Nossos combatentes entraram em tomaram o controle das instalações”, disse Zawiwa.

As telas de televisão ficaram negras repentinamente minutos depois de o logo da rede ter aparecido no canto inferior direito da tela, sem transmissão de imagens ou som.

Sites opositores líbios disseram que os rebeldes, que tomaram grande parte de Trípoli, informaram que tomaram a sede da televisão. A afirmação não pôde ser confirmada de forma independente. Zawiwa disse que os rebeldes deveriam conquistar toda a capital ainda nesta segunda-feira. “Pequenos grupos pró-Kadafi ainda combatem na cidade, mas Trípoli está quase totalmente em nossas mãos”, afirmou.

Abdel-Jalil disse que os insurgentes já capturaram três dos filhos de Kadafi. Ele disse que os rebeldes capturaram Al-Saadi Kadafi, ex-jogador de futebol que atuou na Udinese e na Perugia da Itália, bem como Seif al-Islam, considerado o sucessor político de Kadafi. Kadafi tem sete filhos e uma filha biológicos. O terceiro filho preso, Mohammed, se rendeu aos rebeldes no domingo. O paradeiro da filha de Kadafi, Aisha, é desconhecido, bem como do seu irmão Khamis, que chefiava uma brigada de elite do exército líbio.

Filho de Kadafi supostamente preso é visto em liberdade

Trípoli – Seif al-Islam, filho de Muamar Kadafi que teria sido preso ontem por rebeldes líbios, não está sob custódia dos insurgentes. Jornalistas a serviço de diversos veículos estrangeiros de informação enviados a Trípoli afirmaram ter visto Seif em liberdade no complexo residencial do pai na noite de ontem. Entre domingo e segunda-feira, representantes rebeldes afirmaram ter prendido dois filhos de Kadafi: Mohammed Kadafi, que é o mais velho, e Seif al-Islam, antes apontado por analistas como provável sucessor do pai.

Na noite de domingo, a rede pan-árabe de televisão Al-Jazira entrevistava Mohammed por telefone quando sua residência foi atacada por rebeldes. Ouviram-se tiros e a ligação caiu na sequência. Ontem pela manhã, os rebeldes anunciaram a detenção de Mohammed.

Seif al-Islam foi visto em liberdade apenas algumas horas depois de uma fonte rebelde ter dito que Mohammed Kadafi, filho primogênito do líder líbio, escapou depois de ter sido preso por rebeldes em Trípoli. “Sim, é verdade, ele escapou”, disse a fonte ligada ao alto escalão da coalizão insurgente em Benghazi.

Na tarde do domingo, o presidente do rebelde Conselho de Transição Nacional, Mustafa Abdel Jalil, disse que Seif al-Islam era “mantido em lugar seguro sob estrita vigilância” e assim permaneceria “até ser entregue à justiça”. Em entrevista à emissora norte-americana de televisão CNN, o promotor do Tribunal Penal Internacional (TPI), Luis Moreno-Ocampo, chegou a afirmar ter recebido “informações confidenciais” dando conta da detenção.

EUA tentam descongelar bens para ajudar rebeldes

Washington – O governo dos Estados Unidos está se empenhando em providenciar os “recursos essenciais” para os rebeldes líbios, mas precisa solucionar questões jurídicas antes de poder liberar bilhões de dólares em bens congelados em nome do regime de Kadafi, informaram autoridades locais nesta segunda-feira. Em um discurso proferido ontem, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, mencionou a intenção da Casa Branca de ajudar os rebeldes com o patrimônio líbio bloqueado pelo Tesouro no início do ano, mas não entrou em detalhes.

“Nós estamos tentando acelerar nossa capacidade de conseguir os recursos essenciais para o Conselho de Transição Nacional, particularmente com fins humanitários, para a manutenção dos serviços essenciais”, declarou mais tarde Victoria Nuland, porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, em entrevista coletiva.

Desde fevereiro, o Tesouro norte-americano já congelou US$ 37 bilhões em bens do governo líbio. “Todas as propriedades e investimentos do regime de Kadafi e de outros (líbios) sancionados pelo Tesouro continuam bloqueados”, confirmou uma fonte no governo.

No mês passado, o governo norte-americano reconheceu o Conselho de Transição Nacional como a “autoridade governante legítima” da Líbia. Segundo a fonte no Tesouro, isso deve ajudar a abrir caminho para o descongelamento dos bens em favor dos rebeldes.

No entanto, ainda não se sabe como nem quando isso acontecerá. “Não posso dar uma resposta precisa sobre isso agora, mas saibam que estamos concentrados” na busca por uma solução, disse Victoria Nuland .

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas