Cookie Consent
Esportes
Inteligência artificial invade o esporte e vira peça importante para clube
Publicado: 00:01:00 - 22/05/2022 Atualizado: 13:17:25 - 21/05/2022
O uso de inteligência artificial na rotina dos clubes de futebol já é uma realidade. Nos departamentos de futebol, a tecnologia é utilizada em áreas como análises de desempenho, relatórios físicos e técnicos dos atletas, captação de jovens promissores e avaliação de contratações. Além dos clubes, a Fifa, entidade máxima da modalidade, também já utiliza o recurso tecnológico para minimizar erros e elevar o nível de competitividade do futebol mundial.

Divulgação
Informações com o uso da tecnologia são fundamentais nas tomadas de decisão

Informações com o uso da tecnologia são fundamentais nas tomadas de decisão


Cientista de dados do Internacional, o executivo Eduardo Seligman, cita que as informações obtidas pelo uso da tecnologia são fundamentais nas tomadas de decisão da diretoria e comissão técnica. "Aqui no Inter, e em outras equipes também, muitas das informações que obtemos são geradas através de algoritmos e automatização. São dados que impactam em aspectos como captação de atletas, observação e análises de desempenho", explica Seligman.

Para Bruno Maia, CEO da Feel The Match e executivo de inovação no esporte, a tecnologia está promovendo uma verdadeira transformação no esporte. Na opinião do especialista, o bom uso da inteligência artificial e a da leitura de dados deve ser utilizado para desenvolver e modernizar a modalidade.

"O acesso e a capacidade de interpretar dados são a base de toda a transformação que o futebol vive e viverá nos próximos anos. O uso de tecnologias de inteligência artificial busca acelerar essas duas coisas, além de oferecer soluções e técnicas inacessíveis ou muito caras para as habilidades humanas, de maneira escalável", analisou. Mas o que é Inteligência Artificial? Basicamente, trata-se se máquina que "imita a inteligência humana" para realizar tarefas e se aprimorar com base nos dados e informações que recebem.

Com a missão de reunir clubes, empresários e jogadores na mesma plataforma, o aplicativo "Chronus Sports", da empresa Mooh!Tech, iniciou as inscrições de atletas profissionais. No app, dirigentes, treinadores e empresários poderão acessar informações como histórico de partidas, relatórios técnicos, condições físicas e análises sobre a imagem pública dos jogadores.

A tecnologia, que produz relatórios com atributos técnicos, de saúde e de reputação, foi validada pela MBP School, escola de treinadores situada em Barcelona, na Espanha. O Atlético-MG, atual campeão brasileiro, e o atacante Hulk, destaque do futebol nacional, já anunciaram de forma oficial que irão se cadastrar na plataforma. O anúncio do clube e do atleta foi feito em parceria com a FootCoin, uma das investidoras do app.

"O aplicativo chega para profissionalizar os processos de comparação entre atletas e revolucionar a conexão entre jogadores, clubes e empresários. Há também a função social, de dar visibilidade a atletas amadores, que atuam em ‘condições fantasmas’ e poderão cadastrar seus trabalhos para avaliação na plataforma. Com o Chronus Sports, esperamos trazer avanços tecnológicos para o mundo do futebol, trazendo soluções e promovendo o desenvolvimento do esporte no país", explica Everton Cruz, CEO da Mooh!Tech.

A Fifa, entidade máxima do futebol mundial, anunciou que irá utilizar IA para melhorar o desempenho do VAR. O objetivo é tornar as decisões dos árbitros mais rápidas e precisas, ponto onde o recurso é frequentemente alvo de críticas. O entendimento é que a tecnologia pode ser mais atuante na revisão de impedimentos. O novo sistema possui entre 10 a 12 câmeras instaladas na cobertura de cada estádio, além de sensores que, combinados, farão o rastreamento de 29 pontos por atleta, 50 vezes por segundo.

"Seja usado para preservar a saúde do jogador ou ajudar a decidir o melhor grupo de jogadores para uma partida, a IA está ajudando a mudar o mundo do futebol como o conhecemos. A tecnologia e o futebol estão construindo um relacionamento que pode mudar mais do que apenas a maneira como um esporte é praticado", afirma Jorge Braga, CEO do Botafogo.

No RN dados seriam úteis
Em 2021, a Tribuna do Norte publicou uma matéria sobre a qualidade baixa das contratações de ABC e América. Segundo estudo elaborado pelo analista de desempenho, Paulo Victor, ABC e América chegaram perto dos 500 jogadores contratados nos últimos seis anos (até 2021). Esse dado se torna ainda mais importante quando confronta-se com o baixo índice de acerto em relação ao desempenho dos atletas que chegaram aos clubes de Natal. Dados de uma pesquisa realizada pelo especialista em esportes e analista de desempenho Paulo Victor apontam que a eficiência alvirrubra nas contratações é de cerca de 13%. No Alvinegro a eficiência chega a 20%.

Ou seja, dos 242 atletas contratados pelo América (dados até 1º de julho de 2021) apenas 31 tiveram o desempenho aprovado nos últimos seis anos. No ABC o ídice de acerto é maior, mas também preocupa. O clube fechou com 201 (nessa conta entra apenas contratados até 1º de julho 2021) e 40 deram resultado positivo.

Segundo Paulo Victor, em princípio a ideia de checar esses dados seria para verificar se o alto número de contratos refletia em bons resultados para ABC e América. “Logo de cara observei que a tendência não era essa. A tendência é o time estar mais abaixo. Apenas uma exceção, que foi no ano de 2016, onde o ABC conseguiu o acesso para a Série B.  Isso aconteceu com o time tendo contratado 38 atletas e dois treinadores”, relembra.

O analista de futebol, que tem certificado da Confederação Brasileira de Futebol – CBF Academybuscou os dados em duas plataformas. “Busquei informações no site o gol.com.br que a gente consegue ter esse quantitativo de atletas, além do programa 'I Scout', que é um software em que as equipes do futebol brasileiro têm acesso a uma gama de base de dados sobre os atletas. Aí conseguindo pegar informações desses dois conseguimos fazer o levantamento”, explicou em entrevista ao jornal Tribuna do Norte, à época.

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte