terça-feira, 19 de março, 2024
26.1 C
Natal
terça-feira, 19 de março, 2024

Intercambistas aprendem artesanato

- Publicidade -

Intercambistas da Dinamarca, França, Polônia e México, que estão, há quase um ano, em Natal participaram neste mês junho do curso de Mosaico, ministrada pela artista plástica, Lúcia Helena Dias Brito Espigoti. As aulas aconteceram no próprio ateliê da artesã, localizado no Parques das Colinas. O curso fez parte das atividades de encerramento do Programa de Intercâmbio 2016/2017, do Rotary Internacional, realizado em parceria com Rotary Club Natal Tirol.

Na ocasião, seis intercambistas conheceram a técnica Mosaico,  que  se trata de uma arte milenar aplicada em inúmeros formatos e conceitos diferentes. A técnica decorativa trabalha com a junção de pequenas peças de pedra, vidro, mármore e cerâmica, ou até mesmo conchas, e tem a finalidade de formar desenhos. Atualmente, é uma das formas de artesanato mais difundidas no mundo.
Intercambistas de vários países do mundo estão em Natal
Intercambistas de vários países do mundo estão em Natal

Segundo Lúcia Helena, a intenção é ensinar para as adolescentes algo diferente e que tenha relação com a história do país. “Aqui no Brasil a primeira personalidade a dar a real importância a esta técnica foi a Imperatriz Teresa Cristina, mulher de Dom Pedro II, que se dedicou a produzir Mosaicos com conchas recolhidas pelas praias do Rio de Janeiro e cacos de porcelana da Casa Imperial. Ela revestiu tronos, fontes e paredes do Jardim das Princesas”, conta a artista plástica.

As aulas foram tão bem aceitas pelas participantes, que a artista plástica programa a próxima turma. “Teremos novos intercambistas chegando a Natal, no próximo mês de julho e de nossa parte já está marcada o novo Curso de Mosaico, para setembro”, comenta a artesã. 

De acordo com a oficial de intercâmbio do Rotary Club Natal Tirol, Daladiana Pimentel Cunha Lima, a iniciativa do curso de artesanato faz parte do objetivo principal do programa desenvolvido pela instituição. “A primeira função do projeto de intercâmbio é a social, uma vez que o intercambista se relaciona e convive diretamente com famílias brasileiras comuns. Os hábitos, costumes e experiências são compartilhadas entre si. O nosso papel é fazer com que esses jovens conheçam uma forma de vida diferente da que eles estão acostumados”, explicou.

Compartilhar

A jovem Manon Ribault, que é da cidade de Nantes, na França, esteve em Natal por onze meses. Ela conta que a experiência no Brasil foi incrível. “Esse ano fora do meu país me ensinou tanto. Sinto ganhei maturidade.O programa, também, nos ajuda a tornarmos mais independentes. Aprendi sobre a história deste país, lições de convivência, amor e solidariedade. Estou voltando para casa com memórias incríveis. Chegarei à França, com bastantes projetos para meu futuro”, revelou a francesa. Manon afirmou que deseja voltar ao Brasil no futuro. “Tenho certeza que terei muitas surpresas boas. Quero voltar ao Brasil e devolver um pouco do que recebi”, disse.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas