quinta-feira, 28 de março, 2024
33.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Interdição de ruas para a folia não está definida

- Publicidade -

VIA COSTEIRA - Hotéis mais procurados são os da Via Costeira, que já contam com cerca de 80% dos leitos ocupados A menos de dez dias do início do carnaval, a programação das festas já está toda montada, mas o esquema de trânsito  ainda está indefinido. A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito Urbano (STTU) ainda não tem o  planejamento completo do esquema de interdições e segundas opções de tráfego pronto e acredita que até amanhã ou ainda começo da próxima possa informar as mudanças.

As prévias, entretanto, já começaram e só nesta semana serão mais quatro. A primeira, sexta-feira, tem a Banda Independente da Ribeira, partindo do Beco da Lama, no Centro, até a Ribeira, a partir das 17 h. Nesse percurso, o bloco será acompanhado por duas viaturas à frente e atrás para segurança dos foliões. As ruas por onde irão passar só serão incomodadas durante sua passagem, não chegando a interditar o local. Da mesma forma será com o bloco Cheiro do Alecrim na próxima quinta-feira.

O Ensaio Geral da Redinha, no sábado, irá interditar a avenida João Medeiros Filho, na altura da Igrejinha de Pedra, à partir das 16h. Por fim, na quarta-feira, a rua Seridó com a avenida Campos Sales será interditada para o Baile de Máscaras depois das 18h. Em todos os locais, haverão agentes de trânsito indicando opções de tráfego.

A STTU informou que disponibilizará cerca de 90 agentes de trânsito, 50 fiscais de transportes, seis viaturas e dez batedores. Além disso, dois telefones estarão operando, 156 para ocorrências gerais no trânsito e 0800 281 4050 para informações de transportes opcionais.

Este ano as festas em Natal serão divididas em quatro pólos, em diversas ruas e pontos de shows. Em Ponta Negra, os blocos e os dois pontos de shows irão se localizar apenas na avenida Praia de Ponta Negra e a partir do meio-dia a rua será interditada. Entretanto, esse é o ponto de menor incômodo pois há desvios simples através da avenida Engenheiro Roberto Freire.

Já no pólo Centro Histórico, as festas serão no Beco da Lama, na avenida Princesa Isabel, na Ulisses Caldas e na Praça André de Albuquerque, com desfiles e shows de bandas locais a partir das 15h. A STTU informou que apenas durante os desfiles o trânsito será interditado, e a rua vai sendo reaberta com a passagem do bloco, que será acompanhado por duas viaturas, à frente e atrás.

Na Ribeira, os desfiles das Escolas de Samba e Tribo de Índios, entre o sábado e a segunda-feira, começam a partir das 20h na avenida Duque de Caxias, porém o local será interditado já às 18h. Por fim, o tradicional carnaval no pólo Redinha inicia às 16h, e a interdição diária é às 14h, sendo liberado novamente para circulação de veículos apenas as 5h da manhã do dia seguinte.

Apesar de todas essas informações a STTU ainda não tem todo o projeto para circulação do trânsito nesses locais. Entretanto, haverão agentes especiais para atender os foliões. Além disso, o slogan que eles estão promovendo para o carnaval desse ano é “Nas ondas da folia, excesso só de alegria”.

Hotéis têm 80% dos leitos reservados

O carnaval em Natal nunca foi um período de intensa chegada de turistas à cidade. Talvez pelas poucas programações festivas ou ainda por falta de divulgação do que aqui se promove. Entretanto, de acordo com o diretor executivo do pólo turístico da Via Costeira, Murilo Filinto, os hotéis na Via Costeira terão entre 70% e 80% de ocupação. Estima-se que cerca de 3.500 turistas irão circular por ali, onde existem 5.050 leitos dentro de 2.284 apartamentos.

A maioria dos turistas que visitam os hotéis do local são famílias que procuram fugir dos grandes carnavais ou que resolvem tirar mais uma semana de férias em um local calmo. Além disso, aproveitam os pacotes que fecham com operadoras em sua cidade natal, especialmente do sul e sudeste do Brasil. Segundo Murilo essa estimativa é boa, mas ainda poderia ser melhor caso houvesse uma maior divisão de turistas da região nordeste para Natal.

“A maioria deles são indecisos quanto ao seu destino no carnaval e, caso se decidam por Natal, esse número cresceria bastante e nos traria ainda mais benefícios”, explica ele. Apesar disso, não dá para fazer uma medida de quanto irá circular na cidade na semana do carnaval, pois há uma mistura muito heterogênea de turistas com diferentes perfis.

Enquanto a ocupação nos grandes quartos luxuoso nos hotéis da Via Costeira alcança até um número razoável de turistas, opções mais baratas como o Albergue Lua Cheia, em Ponta Negra, não tem nem 50% de reservas para o período do carnaval. Nem pacote eles fazem para o período, pois não têm essa procura e as pessoas que vêm são, geralmente, aqueles que não gostam das festas carnavalescas e fogem delas.

“A maioria dos turistas são do Rio de Janeiro e Salvador e outros tantos vêm para cá achando que aqui tem carnaval, mas se decepcionam e acabam indo embora mais cedo”, explica Samia Regina, recepcionista do albergue. Ela acredita que essa tranqüilidade é parte de uma falta de programação e divulgação de festas para o carnaval em Natal.

Além disso, há também a grande possibilidade das diversas pousadas em Natal. O presidente do Sindicato dos Proprietários de Hotéis e Pousadas de Natal foi procurado para analisar como está a situação para o carnaval, mas não foi encontrado.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas