Interiorização do Turismo

Publicação: 2020-02-14 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Antonio Roberto Rocha
antonioroberto@tribunadonorte.com.br

A maior ação de interiorização do Turismo do Rio Grande do Norte já tem mais de 30 municípios confirmados como expositores e deverá reunir cerca de 50 cidades turísticas do Estado. Trata-se da Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur), que se realizará pelo sexto ano consecutivo nos dias 3 e 4 de abril no Centro de Convenções de Natal. Paralelamente, acontecerá o 11º Fórum de Turismo do RN. Juntos (Femptur e Fórum), se constituem no maior evento de promoção e fomento em âmbito estadual no país. É a iniciativa privada, mais uma vez, fazendo um papel que seria do poder público.

Além de estandes de destinos, que mostrarão atrações turísticas e novos roteiros (aí incluídos o ecoturismo, circuitos religiosos e região serrana), assim como produtos regionais e ícones culturais, a Femptur terá amplo espaço de 128 metros quadrados para exposição e comercialização do artesanato produzido no Rio Grande do Norte e área destinada à venda de produtos da agricultura familiar. Integrado ao palco para apresentações culturais, haverá um espaço gastronômico com 12 estandes para venda de refeições e lanches rápidos. Haverá almoços com shows tanto na sexta (3 de abril) como no sábado (4 de abril). No primeiro dia a atração musical será a cantora Samara Alves, que participou do The Voice no ano passado e é natural de Rio do Fogo.

Fórum  Já o Fórum de Turismo do RN será realizado em palco com palestras simultâneas, com alta tecnologia. A palestra de abertura será com a consultora de Turismo nacional Trícia Neves, que abordará "Tendências na Gestão do Turismo", o que se constitui num bom momento de capacitação tanto para o empresariado como para os gestores do setor público.

O evento (Femptur e Fórum de Turismo do RN) terá entrada gratuita, assim como estacionamento livre e ônibus gratuito saindo do Praia Shopping durante os dois dias. Conta com o apoio da Prefeitura de Natal, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Sebrae, Senac-Fecomércio, Banco do Nordeste, Datashow, Serhs Natal Grand Hotel e ABIH-RN.

Até quarta-feira passada, a Femptur tinha a confirmação dos seguintes municípios
Extremoz

Rio do Fogo

Touros

São Miguel do Gostoso

Galinhos

Caiçara

Macau

Guamaré

Mossoró

Areia Branca

Porto do Mangue

Natal

Parnamirim

Nísia Floresta

Baía Formosa

Canguaretama

Goianinha

Tibau do Sul/Pipa

Serra de São Bento

Araruna

Acari

Caicó

Cerro Corá

Parelhas

Lagoa Nova

Serra Caiada

Santa Cruz

São G. do Amarante

Pedro Velho

Aviesp Expo abre inscrições
A 42ª Aviesp Expo, principal feira de turismo do interior paulista, que acontece nos dias 20 e 21 de março, no Hotel Monte Real, em Águas de Lindóia, está oficialmente com inscrições abertas para agentes de viagens e visitantes. Com o objetivo de favorecer o relacionamento e geração de novos negócios entre agentes de viagens e os principais fornecedores do país, o evento, que conta com a presença de importantes players, além de destinos nacionais e internacionais, promove também capacitações com renomados palestrantes do mercado turístico e tecnológico.

Festival de Ginga na Redinha
Com o objetivo de incrementar a economia e valorizar uma das principais iguarias da culinária potiguar, fortalecendo ainda mais a gastronomia e o turismo na zona Norte, a Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), promove amanhã, a partir de 9 horas, o 4º Festival da Ginga, na Praça do Pescador, no bairro da Redinha. A ginga é um peixe de pequeno porte, frito no azeite de dendê e servido tradicionalmente com tapioca.

Ao todo, 16 comerciantes do Mercado da Redinha, de barracas e de restaurantes da praia participarão do concurso gastronômico tendo a ginga como a base dos pratos. A cada edição, a variedade dos pratos aumenta. Tanto é assim que em 2019 o prato vencedor foi a Moqueca de Ginga com Camarão.  Os comerciantes da área já submeteram ao concurso iguarias como coxinha, cuscuz, panqueca e pastel de ginga.

“Este ano, teremos um pavilhão coberto com 120 mesas que vai do Redinha Clube ao Mercado da Redinha. Com isso, proporcionamos mais conforto aos consumidores. Esperamos a presença de mais de 300 pessoas no evento”, calculou o idealizador do Festival e assessor técnico da Setur, Franklin Delano Garcia. Casado com uma portuguesa, ele conta que se inspirou no Festival da Sardinha do Porto e trouxe a ideia para Natal. Na cidade da Região Norte de Portugal, a sardinha é servida com vinho.

Cinco jurados do segmento gastronômico natalense avaliarão os pratos e premiarão os três primeiros colocados. O primeiro lugar será agraciado com um fogão quatro bocas, doação da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL/Natal), o troféu Ginga de Ouro e um certificado de participação. Um forno de micro-ondas será ofertado ao segundo colocado, mais troféu e certificado. Já o terceiro lugar levará para casa um multiprocessador, além de troféu e certificado. “O principal critério de avaliação é a apresentação do prato. A ginga com tapioca é nosso patrimônio imaterial municipal e estadual. Vamos iniciar uma campanha para tornar a iguaria patrimônio nacional”, informou Delano.

O público também será brindado com várias atividades esportivas e de lazer. Nara Costa, Debinha Ramos e Banda do Suvaco serão as atrações musicais que irão animar o público durante o Festival. A Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) vai levar o projeto Viva Natal na Praia para o Festival de Ginga da Redinha. Serão realizadas atividades de ritbox, muay thai, competição de canoagem, voos de parapente e o programa Natal Praia Inclusiva, que oferece o amparo técnico para as pessoas com deficiência que desejam tomar banho de mar.







Deixe seu comentário!

Comentários