sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Internacional/RS monta projeto “Genoma” no RN

- Publicidade -

BASES - Alexandre Pato foi uma das grandes revelações do Internacional

Com o êxodo cada vez mais intenso dos craques brasileiros para o futebol internacional, os clubes nacionais reforçam os investimentos nas categorias de base. O objetivo é bem prático: revelar novos talentos, reforçar as equipes com a juventude por um determinado tempo para, em seguida, vendê-los, mantendo o ciclo virtuoso das “exportações”.

Os clubes mais tradicionais do Brasil ampliaram a rede de contatos e apostam em núcleos que são montados de Norte a Sul do país-continente. No Rio Grande do Norte, depois do Atlético Mineiro montar uma base na cidade de Parnamirim e o Cruzeiro manter uma parceria com a AABB de Currais Novos, chegou a vez do Internacional/RS desembarcar em terras potiguares.

Através do Projeto “Genoma Colorado”, o clube gaúcho espera encontrar novos talentos em Natal e no interior do Estado. “Fizemos uma pesquisa e descobrimos que o Rio Grande do Norte tem um grande potencial para se tornar um celeiro de craques”, explicou Samuel Dummer, coordenador do projeto no RN.

O projeto “Genoma Colorado” começou em 2000, em Porto Alegre e se expandiu para toda a região Sul do país, segundo informou Samuel. “Hoje, o Inter conta com duzentos e cinqüenta núcleos em várias cidades do país, com quarenta mil atletas. No Nordeste, Salvador foi a primeira cidade a receber o núcleo. Natal está sendo a segunda experiência e esperamos, em breve, montar um novo núcleo em Fortaleza”, contou o coordenador.  

O projeto “Genoma Colorado” já revelou craques como Rafael Sóbis e Alexandre Pato. “Este projeto é muito forte no interior do Paraná e de Santa Catarina, de onde tem saído muitos jogadores para o time profissional do Inter. Sóbis e Pato são apenas dois exemplos”, disse Samuel. Só em Santa Catarina já existem 18 núcleos do projeto colorado.

Em Natal, o projeto vai ter início nas quadras de grama sintética do Society Soccer Club. “Mas, já estamos à procura de um campo de grama natural com dimensões oficiais”, emendou Samuel, que está formando uma comissão técnica mista, com profissionais exportados de Porto Alegre e recrutados em Natal.

O projeto colorado é aberto para atletas na faixa etária dos 6 a 17 anos, para ambos os sexos. “Vamos formar equipes no masculino e feminino também. O Internacional tem hoje uma das melhores equipes de futebol feminino. A nossa atacante, inclusive, está na capa da revista Sexy”, revelou Samuel Dummer, que já foi atleta do Inter e tem passagens pelo Peñarol/URU e Varzim/POR. Sucessivas lesões no joelho o obrigou a pendurar as chuteiras antes do tempo. Convidado para integrar o projeto de formação de atletas do Internacional aceitou de imediato.

As inscrições para o projeto “Genoma Colorado” em Natal estão abertas no Society Soccer Club ou através do fone 8881 0503 (Samuel). Todos os atletas inscritos no projeto de formação de atletas do Inter, segundo informou o coordenador, vão receber uma carteira de identidade do clube e material de treino. “A gente espera com esse núcleo em Natal ajudar as crianças daqui a ter uma oportunidade no futebol e sucesso no esporte”, finalizou Samuel, revelando ainda que no final do ano haverá um torneio em Joinville/SC com equipes de todos os núcleos espalhados pelo país. “Vamos formar uma equipe em Natal para participar deste torneio também”, informou. 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas