sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Internet oferece espaço para debates sobre fé

- Publicidade -

A maioria dos acadêmicos muçulmanos “diferencia entre alguém que tem uma opinião e alguém que perturba a paz na sociedade ao propagandear suas opiniões”, disse em Jerusalém o teólogo muçulmano Mustafa Abu Sway. Mas o custo social é maior. Declarar-se ateu pode significar um rompimento com família e amigos e com as redes que definem toda a vida social de um muçulmano.

Para aqueles que questionam a própria fé, os grupos na internet oferecem um espaço para a superação de um processo que pode ser traumático. Muitos ateus descrevem anos de depressão e isolamento. Ateus entrevistados pela AP disseram que o acesso a pessoas com ideias semelhantes via internet lhes deu coragem. Todos disseram ter ficado surpresos ao descobrir outros ex-muçulmanos. Eles também afirmaram que ler artigos de ateus ocidentais proeminentes, como o britânico Richard Dawkins, os encorajou em seu caminho.

O teólogo Abu Sway disse não ver possibilidade de o ateísmo se espalhar entre as comunidades muçulmanas. Para ele, o que está acontecendo hoje “é uma fase, e não um posicionamento sério. Pode ser uma expressão de insatisfação com as instituições tradicionais. Não temos nenhum Richard Dawkins, não temos um candidato sério a isso. Não é um movimento sistemático”.

O egípcio Mohammed, de 26 anos, disse que sua família ainda não tem ideia de que ele se considera ateu, embora tenha participado de um dos primeiros fóruns ateístas do mundo árabe. “Há pessoas que dizem que nós deveríamos ser corajosos e falar abertamente. Mas é só papo. Eu poderia lutar para dizer o que penso, mas não seria capaz de permanecer com minha família”, afirmou.

Ele disse que era devoto quando adolescente, mas ficou confuso sobre questões como a de se Deus permite o livre arbítrio, um tema muito debatido na teologia islâmica. Isso, e o estudo de ciências, desfez sua crença, afirmou Mohammed. “Eu não podia mais controlar meus pensamentos. Comecei a me dividir em dois, entre meu cérebro e minha fé”, acrescentou. No passado, o Oriente Médio foi um lugar mais tolerante para os questionamentos à religião.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas