Viver
Invenção do Nordeste hoje (19) no Youtube
Publicado: 00:00:00 - 19/01/2022 Atualizado: 23:25:15 - 19/01/2022
Quem ainda não viu, terá uma nova chance de ver “A invenção do Nordeste”, um dos espetáculos teatrais potiguares mais premiados no Brasil. A peça será exibida nesta quarta-feira, às 20h, gratuitamente no canal do grupo Carmin no Youtube. A exibição faz parte da série de ações comemorativas aos 15 anos de atividades do grupo teatral Carmin. Trazer “A Invenção” para mais uma sessão virtual foi a forma que os artistas encontraram de respeitar o contexto sanitário ainda é vigente, e ir dividindo com o público aquilo que ele mais pede: novas apresentações.

Divulgação
Em 2019, “A Invenção do Nordeste”, do Carmin foi obra brasileira de teatro mais premiada do ano

Em 2019, “A Invenção do Nordeste”, do Carmin foi obra brasileira de teatro mais premiada do ano


O espetáculo, dirigido por Quitéria Kelly e estrelado por Henrique Fontes, Robson Medeiros e Matteus Cardoso, é baseado na obra "A Invenção do Nordeste e outras artes", do escritor e historiador Durval Muniz de Albuquerque Júnior. A peça faz uma reflexão sobre a identidade cultural nordestina, como ela foi forjada e de certa forma assumida pelos nascidos no Nordeste brasileiro. É um resgate bem-humorado sobre a história da região.

A peça conta a história de um diretor contratado por uma grande produtora para selecionar um ator nordestino que possa interpretar com maestria um personagem também nordestino. Depois de vários testes e entrevistas, dois atores vão para a final e o diretor tem sete semanas para deixá-los prontos para a última fase. Os atores refletem sobre sua identidade, cultura e história pessoal, descobrindo que ser e viver um nordestino não é tarefa simples. O choque cultural leva a reflexões sobre xenofobia, preconceito e estereótipos, com humor e ironia. 

Em 2019, “A Invenção do Nordeste” foi a obra brasileira de teatro mais premiada do ano, tendo sido consagrada com os prêmios: Shell, Cesgranrio, Do Humor, APTR, Botequim Cultural, e Questão de Crítica. A dramaturgia da peça ficou a cargo de Pablo Capistrano e Henrique Fontes. “Ao longo do ano planejamos mais sessões virtuais e presenciais dos nossos projetos, além de oficinas formativas e estreia de espetáculo novo”, afirma Mariana Hardi, produtora do grupo. A sessão virtual não terá cobrança de ingresso, mas o grupo sugere uma colaboração voluntária de R$15 via Pix. 

15 anos
O Grupo Carmin foi criado em 2007 como iniciativa de duas atrizes potiguares, Quitéria Kelly e Titina Medeiros. Ambas desejavam fazer peças de dramaturgia autoral que falassem sobre temas contemporâneos, de uma realidade próxima a elas e ao público. O nome “Carmin” remete ao vermelho carmim, fazendo referência às lutas sociais, mas também ao universo feminino, da compreensão que as atrizes fundadoras tinham que esse século seria das mulheres.

Aos poucos o grupo de teatro foi mudando, Titina saiu e outros integrantes chegaram, “de forma muito orgânica”, segundo a atriz e diretora Quitéria Kelly. “Foram fazendo trabalhos conosco e ficando”, afirma Quitéria.

Hoje o grupo tem oito integrantes, sendo seis homens e duas mulheres. “Mas eles têm almas femininas”, fala Quitéria com humor e sensibilidade. O grupo segue, aos 15 anos, com seu objetivo de “contar histórias do nosso tempo”, ressaltou a sua fundadora.

Serviço:
A Invenção do Nordeste. Exibição online nesta quarta, às 20h, no canal do Grupo Carmin no Youtube. Acesso gratuito, mas colaboração voluntária de R$15 via Pix (10.883.241/0001-80) 

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte