sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Inverno faz prosperar lavouras do Programa Banco de Sementes

- Publicidade -
Os resultados do bom inverno de 2022, na região do semiárido, estão aparecendo nas lavouras plantadas com as sementes de milho, feijão e sorgo distribuídas pelo Governo do RN através do Programa Banco de Sementes, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) e executado pela Emater-RN. 
A agricultora Risolene Vitorino (de bermuda preta), do P.A. Fazenda Hipólito, plantou sorgo e feijão vindos do Banco de Sementes
Através do programa, os agricultores familiares garantem o plantio de subsistência com o milho e feijão, e suporte forrageiro para o rebanho com o sorgo.
Foram 724,12 toneladas de sementes para reposição dos bancos na safra deste ano, das quais 129,1 toneladas foram de feijão IPA 207; 118,4 toneladas do tipo Riso do Ano; 306,2 toneladas de milho Cruzeta; e 170,26 toneladas de sorgo forrageiro. 
Pelo Rio Grande do Norte afora, o Programa Banco de Sementes atendeu 162 municípios, 1.813 bancos de sementes e beneficiou 55.761 agricultores familiares cadastrados pela Emater-RN. O investimento chegou a R$ 9,8 milhões, sendo R$ 3,5 milhões a mais que em 2021. 
O município de Mossoró, por exemplo, concentra a maior quantidade de famílias atendidas pelo programa, 1.728 no total. Segundo o engenheiro agrônomo e extensionista do escritório da Emater de Mossoró, Alexandre Dantas, depois que as sementes são entregues no início do ano, os técnicos fazem vistorias nas lavouras aproveitando visitas de campo relacionadas a outras ações e acompanham o desenvolvimento do que foi plantado. Com esse contato permanente, conseguem agir em caso de pragas ou doenças e reportam esses casos por meio de relatório técnico à Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape).
Francisco Rodrigues tem plantio no assentamento Vingt Rosado
Outro meio de acompanhar o desenvolvimento do plantio é com o uso da tecnologia, através dos grupos de mensagem. “Nossa zona rural é muito extensa. E, para facilitar esse contato, já utilizamos grupos de mensagem para fazermos mobilização dos agricultores para reuniões e outros assuntos, principalmente após a pandemia. Então, trocamos muitas informações por esse meio. Os agricultores postam fotos e têm acesso direto conosco”, disse Alexandre Dantas.
Atualmente, os técnicos da Emater estão realizando a prestação de contas dos bancos de sementes junto à Sape. Os dados são atualizados até meados do ano e subsidiam o planejamento para a safra do ano seguinte. 
A agricultora Risolene Vitorino de Oliveira Lima, do P.A. Fazenda Hipólito, plantou este ano seis hectares, sendo quatro hectares de milho. A maior parte ela ainda compra, mas as sementes recebidas pelo programa já ajudam no montante final do que colhe. No entanto, o sorgo e o feijão cultivados por Risolene são totalmente vindos da ação do Governo do Estado.
Agricultora da Agrovila Montana, do Assentamento Maísa, Ivete Dantas da Rocha plantou 9,5 hectares, sendo a área de feijão totalmente do Programa Banco de Sementes. O milho e o sorgo são um incremento.
Gilvane Rocha tem em seu sítio, em Serrinha, plantio de milho
Do outro lado do Estado, na região Agreste, os agricultores também estão presenciando o bom desenvolvimento das lavouras devido ao bom tempo e à entrega das sementes em prazo oportuno, ainda no mês de janeiro.
A agricultora Josefa Gomes, da comunidade Piranhas, no município de Santo Antônio, plantou uma área de dois hectares de milho, cujos grãos serão destinados à alimentação de pequenas criações. 
Já o agricultor Gilvane de Oliveira Rocha, da comunidade Barrentas, em Serrinha, é beneficiário do projeto Dom Helder Câmara desde 2017, outra ação executada pela Emater, e tem eu seu sítio uma área plantada de 1 hectare de milho, destinada à conservação de forragem.
Segundo o técnico agrícola Aureliano Ribeiro, que atende nos municípios de Santo Antônio e Serrinha, as sementes de milho, feijão e sorgo estão aptas à silagem após 75, 45 e 90 dias, respectivamente. No regional de São José de Mipibu, são 130 bancos de sementes e 3.746 agricultores familiares cadastrados pela Emater-RN.
Governo e Fiern passam a compartilhar dados no Mais RN
O Governo do Estado e a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern) assinaram um termo de cooperação técnica que vai permitir o compartilhamento da base de dados da Secretaria Estadual de Tributação (SET-RN) e da plataforma Mais RN, mantida pela federação. A proposta é, através do intercâmbio de informações, abrir possibilidades de pesquisas e políticas públicas em prol do desenvolvimento econômico do Estado.
Acordo foi assinado pela governadora Fátima Bezerra e o presidente do Sistema Fiern, Amaro Sales
O acordo foi assinado pela governadora Fátima Bezerra, secretário Estadual de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, e o presidente do Sistema Fiern, Amaro Sales, durante solenidade realizada na Casa da Indústria no dia 10 deste mês.
A plataforma foi lançada em 2014 e somente agora foi viabilizada a cooperação entre a instituição, que representa o setor industrial, e o Governo. O Mais RN funciona como um observatório da indústria e um mapa de oportunidades de negócios, potenciais econômicos e ações prioritárias, em âmbito público e privado, para serem implementadas ao longo de 20 anos, visando o crescimento econômico do Rio Grande do Norte.
“Estamos buscando convergência e sinergia para aquilo que é melhor para o Rio Grande do Norte. É assim que a gente celebra esse acordo de cooperação técnica. Nosso governo busca sempre o melhor para o Estado e disso não abrimos mão e vamos defender”, afirmou Fátima Bezerra, que esteve acompanhada do vice-governador, Antenor Roberto.
Amaro Sales reconheceu a abertura e o diálogo da atual gestão com o setor produtivo. “Desde o primeiro dia em que estive como presidente dessa Federação, há 11 anos, vínhamos tentando firmar esse termo de cooperação para melhorar o desempenho da indústria do Estado e só conseguimos agora, nesse governo”. Segundo o presidente da Fiern, as informações presentes no Mais RN precisam ser utilizadas em benefício do crescimento econômico do Rio Grande do Norte.
De acordo com Carlos Eduardo Xavier, a assinatura do termo de cooperação técnica com a Fiern representa a continuidade da política, adotada pelo governo de aproximação, com os setores produtivos sob a condição de ampliação da competitividade. “Esse acordo demonstra essa aproximação e diálogo permanente do governo com as entidades empresariais, a exemplo do Proedi, que foi construído com os maiores interessados, os empresários que são os maiores geradores de emprego na indústria do Estado”, destacou o secretário.
Por meio da parceria, será possível, por exemplo, elencar os principais contribuintes do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação (ICMS). Também permitirá a obtenção de dados setoriais contidos na plataforma para avaliação de benefícios fiscais que venham ser instituídos pelo governo. 
A plataforma Mais RN atua como uma unidade de inteligência e pensamento estratégico, com ações voltadas para o desenvolvimento da economia e das políticas públicas do estado, em parceria com instituições de ensino e pesquisa, com o poder público e com empresas e organizações privadas.
Há dois anos, o programa entrou na versão digital, o Mais RN 4.0 e, com recursos e plataformas digitais de Power BI (Business Inteligence). O observatório contém um conjunto de dashboards com dados e indicadores, de diversas fontes – como emprego, desemprego, arrecadação pública, ICMS, PIB per capita do Município, PIB da Indústria, PIB dos Serviços, análise da evolução do emprego, evolução da indústria -, que se correlacionam e podem ser atualizados para dar um panorama geral e sistematizado sobre determinado cenário ou setor da economia.
Participaram da solenidade, representantes da Sesap, Elan Miranda, do Idema, Marcílio Andrade, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Torquato. Também estiveram presentes por parte do Sistema Fiern, o diretor regional do Senai, Emerson Batista, o superintendente do Sesi, Juliano Martins, Rodrigo Melo (Senai), além de integrantes da diretoria da instituição: Conceição Tavares, Vilmar Pereira, Roberto Serquis e Djalma Júnior, além dos responsáveis pelo RN Mais, Marcelo Rosado e Pedro Albuquerque.
Durante a solenidade, a governadora aproveitou o encontro para discutir assuntos de interesse do setor industrial, como a questão do gás natural, energias renováveis, como o hidrogênio verde, e o marco legal da inovação.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas