sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Investigado

- Publicidade -
A CPI da Covid, em funcionamento na Assembleia Legislativa, só vai marcar o depoimento do secretário estadual de Saúde Pública, médico Cipriano Maia, depois de encerradas as demais oitivas de investigados pelo colegiado. O presidente da CPI da Covid-19, deputado Kelps Lima (Solidariedade), confirmou ontem, ao “Jornal da Manhã”, na rádio Jovem Pan News Natal, que o secretário é investigado em 11 dos 12 contratos em apuração na CPI. “Decidimos chamá-lo só ao final”, informou.
Segurança 
O deputado José Dias (PSDB) disse que, a exemplo de outros municípios, há um agravamento dos problemas de segurança pública em Ceará-Mirim. De acordo com o parlamentar, “a necessidade de atenção por parte do Governo do Estado com o setor só aumenta”. “Ceará-Mirim é o quinto maior município do Estado, com mais de trinta distritos que precisam de segurança pública. Os casos de assalto, arrombamento, roubos e furtos são frequentes, mas agora a coisa está ficando ainda pior”, disse José Dias, durante pronunciamento. 
Privatização 
Na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal, houve  a segunda audiência pública para discutir o Projeto de Lei que dispõe sobre o marco regulatório e a organização e a manutenção do Sistema Nacional de Serviços Postais (SNSP). O ministro das Comunicações, Fábio Faria, participou como convidado e abriu o grupo de falas em defesa da privatização dos Correios. Ele afirmou que a estatal precisa investir “R$ 2,5 bilhões por ano para não perder participação de mercado em relação às empresas globais e nacionais”. Outras competidoras que atuam de forma relevante no mercado “investem 3 a 4 vezes mais que os Correios”, afirma.
Votações 
O debate em torno do Projeto de Lei do marco regulatório de Serviços Postais seguirá na CAE, que ainda deverá aprovar a proposta antes de enviá-la à votação no plenário. O relator do projeto na Comissão é o senador Márcio Bittar (PSL-AC). Caso seja confirmado no Senado, a proposta de privatização segue para consulta pública e, após consolidação, passará por votação no Tribunal de Contas da União (TCU). Todo o processo dará segurança ao Governo Federal para a realização da privatização. Em agosto passado, a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do PL em plenário.
Saúde
O deputado estadual Getúlio Rêgo (DEM) voltou a alertar para a necessidade de melhorias no atendimento à saúde da população no RN. Ele lembrou que, recentemente, em uma reunião da Comissão de Finanças e Fiscalização (CFF), na qual estava presente o secretário estadual da Saúde, Cipriano Maia, os parlamentares fizeram um alerta sobre o represamento da fila da regulação estadual. “Como a Comissão solicitou informações da fila de regulação que nunca foi retornada, fizemos um apelo através das redes sociais para buscar essas informações junto às secretarias municipais de saúde. Alguns municípios me responderam. Só para se ter uma ideia da gravidade, um único município, que é Macaíba, tem ‘represado’ na fila da regulação da cirurgia vascular quase 200 pacientes”, informou.
Transitório 
O ministro da Economia, Paulo Guedes, explicou ontem que o programa transitório derivado do Bolsa Família, de R$ 400, tem como função proteger as famílias do fenômeno também transitório dos aumentos dos preços da energia elétrica e da comida. Para ele, a Economia apresentou suas soluções e cabe agora à ala política do governo chegar a um consenso com o Congresso. Paulo Guedes fez esta e outras afirmações ao participar da 48ª edição do evento ‘Melhores e Maiores’ da Revista Exame. Ele disse que o governo federal teve de fazer o encaixe dentro do arcabouço fiscal que existe. 
Paralisação 
A Frente Parlamentar Mista dos Caminhoneiros Autônomos e Celetistas notificou o governo federal e autoridades parlamentares sobre a paralisação dos caminhoneiros, prevista para 1º de novembro, e o estado de greve da categoria desde o último sábado (16). “Motivada pelos sucessivos aumentos no preço dos combustíveis e outras pautas”, afirmou a entidade. No documento enviado a autoridades do Executivo e Legislativo e assinado pelo presidente da bancada, deputado federal Nereu Crispim (PSL-RS), a Frente diz que está disposta a “auxiliar nos diálogos e propostas de solução com representantes dos caminhoneiros”.
Voo 
A governadora Fátima Bezerra visitou a rampa de voo livre de Patu e participou da solenidade de assinatura da ordem de serviço para a construção de um mirante, um restaurante e adequação da rampa (hoje de terra batida) que será realizada pela prefeitura, com recursos de emenda parlamentar do deputado Walter Alves. 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas