quinta-feira, 28 de março, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Iphan vai analisar projeto

- Publicidade -

REUNIÃO - Prefeito Carlos Eduardo reuniu-se com especialistasO projeto da Marina Natal também passará pela análise do Instituto do Patrimônio Historio e Artístico Nacional. Entendimento neste sentido foi firmado com a superintendente da 20ª Regional do IPHAN, Eliana de Castro Machado Freire, que veio a Natal a convite do prefeito Carlos Eduardo para tratar especificamente do assunto. A Prefeitura está junto com os empresários espanhóis que pretendem construir a Marina a frente da tramitação do projeto nos diversos órgãos que deverão licenciar o empreendimento. E devido a proximidade com o Forte dos Reis Magos, maior patrimônio histórico da capital, a Marina também deverá receber parecer do IPHAN. O projeto da Marina Natal também vem sendo analisado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e urbanismo (Semurb), Instituto de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Idema), Marinha do Brasil, Capitania dos Portos e Patrimônio da União.

A idéia, frisou o prefeito Carlos Eduardo durante reunião com os representantes do grupo espanhol BCM Ingenieros S.L e a superintendente do IPHAN, é adequar o projeto às exigências de todos os órgãos de preservação ambiental e urbanística. “Todos os pareceres serão amplamente discutidos pelos técnicos das partes envolvidas, e anexados ao projeto final que será encaminhado para aprovação do Conselho Municipal de Planejamento (Conplam)”, afirmou Carlos Eduardo.

A superintende do IPHAN, Eliane de Castro, considerou louvável a preocupação do prefeito de Natal ressaltando a sua sensibilidade com a questão da preservação com a Fortaleza dos Reis Magos. “A nossa missão é proteger e zelar pelo patrimônio histórico nacional. Vamos analisar detalhadamente o projeto e fazer as nossas recomendações”, frisou a superintendente, acrescentando a disposição da Instituição em colaborar com a construção do empreendimento de forma responsável, atendendo as normas impostas pela legislação.

O prefeito Carlos Eduardo lembrou que esse projeto foi arduamente disputado com Fortaleza que pretendia levar para lá o empreendimento, mas a Prefeitura do Natal conseguiu convencer os empresários de que seria melhor investir aqui e tem levado a efeito todos os esforços para que o empreendimento se viabilize pelo importância que representa para o turismo. “Natal hoje recebe a grande maioria dos turistas por via aérea e uma pequena parte por terra que são os turistas regionais, com a Marina poderemos incluir Natal no circuito náutico internacional, o que representa um salto de qualidade muito grande para o turismo da cidade”, destaca.

O representante do grupo espanhol BCM Ingenieros S.L., Manoel Escoberdo, também presente na reuniãogarantiu que todas as recomendações apresentadas ao projeto serão viabilizadas e elogiou a postura do prefeito Carlos Eduardo na condução do projeto nesta fase inicial. “A preocupação da Prefeitura é bastante pertinente. Tomaremos as providências para possíveis ajustes que possam surgir com a análise técnica dos órgãos competentes”, afirmou. Manoel Escoberdo aproveitou também para ressaltar a  importância do empreendimento na consolidação do turismo internacional, bem como na geração de emprego e renda.    

A Marina Natal que terá capacidade para 500 embarcações ocupará uma área de 50 hectares, estando previsto a construção de uma garagem para barcos, oficina mecânica e apartamentos para marinheiros. O projeto prevê também a construção de uma escola de vela, onde será desenvolvido um trabalho social voltado para crianças carentes. Haverá ainda um espaço verde, um museu cartográfico e área de alimentação e lazer. A previsão é de gerar mais de 500 empregos diretos. 

Além da superintendente do IPHAN, Eliana Castro, e do representante do grupo espanhol, Manoel Escobedo, participaram da reunião com o prefeito Carlos Eduardo os secretários Fernando Bezerril, de Turismo; Ana Mirian Machado,  do Meio Ambiente e Urbanismo, e João Bosco Pinheiro, do Gabinete Civil, bem como Umbelino Albuquerque, chefe da divisão técnica do IPHAN e a arquiteta, Jeane Nezi, diretora da sub-regional IPHAN/Natal.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas