Cookie Consent
Natal
Isolamento é descumprido por 53% da população do RN
Publicado: 00:00:00 - 16/04/2020 Atualizado: 22:46:37 - 15/04/2020
Tales Lobo
Repórter

Mais da metade da população potiguar não está seguindo as recomendações de isolamento social para evitar a proliferação do novo coronavírus, aponta um levantamento feito pela empresa de geolocalização In Loco. Dados registrados na última segunda-feira, 13, revelam que 53,83% das pessoas do Rio Grande do Norte não estão respeitando as orientações de isolamento, contra 47,17% que seguem os conselhos para permanecer em casa. 

Adriano Abreu
Na Cidade Alta e no Centro Comercial do Alecrim, populares caminham e frequentam lojas mesmo durante o isolamento social

Na Cidade Alta e no Centro Comercial do Alecrim, populares caminham e frequentam lojas mesmo durante o isolamento social



O gráfico disponibilizado pela In Loco também mostra uma tendência de redução no isolamento. No final de março, o índice de isolamento chegou a superar os 60% no Estado e, depois, seguiu alternando próximo à casa dos 50%.

De acordo com o levantamento, a unidade da federação onde a população mais respeita o isolamento social é o Distrito Federal, onde 55,9% das pessoas seguem as recomendações, seguido por Pernambuco (50,6%) e Goiás (50,22%). Os três Estados são os únicos onde a maioria segue o isolamento. 

A média nacional é de 46,2%, e o Rio Grande do Norte ocupa a décima posição no ranking. Os piores níveis de isolamento estão no Tocantins (35,54%), Mato Grosso do Sul (36,69%) e Mato Grosso (37,8%).

O estudo
Segundo a In Loco, a empresa analisa dados de cerca de 60 milhões de brasileiros em todos os cantos do país, para criar o Índice de Isolamento Social, que mostra o percentual, por Estado, da população que está respeitando a recomendação de isolamento. A tecnologia utilizada não identifica as pessoas, garantindo privacidade e anonimato. Além disso, a empresa afirma que os dados coletados para esse estudo serão deletados após o fim da pandemia.

Outros números
Apesar do número de pessoas em isolamento social ser menor do que 50% da população potiguar, dados divulgados pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN), mostraram que a intensidade de congestionamento no trânsito de Natal caiu, em média, 75% desde o primeiro decreto do Governo do Estado que definiu práticas de isolamento social no dia 21 de março. Além disso, dados do dia 5 de abril mostram que o movimento nas praias do Rio Grande do Norte caiu 71,07%.

Os números são de estudos realizados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Google e mostram também que cerca de 70% das pessoas do RN ainda frequentam seus ambientes de trabalho, segundo dados do último dia 5 de abril.

Isolamento Social 
Veja abaixo o ranking da região Nordeste.

Pernambuco: 50,6%

Ceará: 49,97%

Piauí: 47,9%

Maranhão: 47,54%

RN: 47,17%

Sergipe: 46,81%

Paraíba: 46,8%

Bahia: 46,3%

Alagoas: 44,25%

Média nacional: 46,2%


Fonte: In Loco




Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte