quinta-feira, 28 de março, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Israel prepara invasão terrestre

- Publicidade -

DESTRUIÇÃO - Bairro ao sul de Beirute foi praticamente destruídoJerusalém (AE-AP) – Tropas de Israel e a milícia do grupo xiita libanês Hezbollah entraram ontem em choque no extremo sul do Líbano, perto da fronteira. Pelo menos um militante do Hezbollah foi morto. Segundo a TV árabe Al-Jazira, do Catar, quatro soldados israelenses morreram, mas Israel só confirmou a morte de “dois militares”, sem dar detalhes. Em nove dias de conflito morreram 311 libaneses e 29 israelenses. Mais de mil pessoas ficaram feridas.

A aviação e a artilharia de Israel prosseguiram com os bombardeios no Líbano, concentrando-se nos bairros muçulmanos xiitas de Beirute, Baalbek e Hermel e em vilas do sul do país, onde essa comunidade é majoritária e o Hezbollah mantém suas bases. Não há informações sobre mortos. O Hezbollah lançou mais de 30 foguetes contra o norte de Israel, sem causar vítimas.

Durante visita às regiões atingidas, o ministro da Defesa, Amir Peretz, levantou a possibilidade de uma ofensiva terrestre do Exército no sul do Líbano contra o Hezbollah. “Não temos nenhuma intenção de ocupar o Líbano, mas também não vamos deixar de adotar nenhuma medida que seja necessária”, ameaçou.

A crise começou depois que o Hezbollah invadiu território israelense, no dia 12, e capturou dois soldados. Para soltá-los, o grupo exige a libertação de centenas de libaneses, palestinos e outros árabes presos em Israel.

A ameaça israelense de invasão por terra provocou a primeira reação oficial do Exército do Líbano, que se vem mantendo à margem do confronto e não reagiu aos bombardeios e incursões das tropas de Israel na fronteira.

Desde o início dos ataques israelenses, 20 militares libaneses foram mortos. O ministro da Defesa libanês, Elias Murr, advertiu que se houver invasão, suas forças vão entrar no conflito. “Estamos esperando por eles para que possamos defender nossa terra, honra e dignidade. O Exército libanês – e isso eu enfatizo – vai resistir, defender o país e provar que merece respeito”, declarou Murr.

Na maioria dos ataques anteriores de Israel ao Líbano, incluindo as invasões de 1978 e 1982 – durante as quais Beirute foi ocupada – o Exército não se envolveu nos embates contra os israelenses, travados pelo Hezbollah e outras milícias muçulmanas.

Um dia depois de Israel ter despejado 23 toneladas de bombas em seu suposto abrigo subterrâneo em Beirute, o líder do Hezbollah, xeque Hassan Nasrallah, reapareceu ontem em público para reafirmar as exigências do grupo.

Pressionado pela comunidade internacional, Israel concordou ontem em com a proposta de criar um corredor humanitário  entre Beirute e Chipre. A zona de trânsito marítimo e aéreo permitirá a entrada  de ajuda humanitária e de civis e poderá ser sobrevoada por helicópteros e naves  de transporte com esse objetivo.

O Líbano necessita de ajuda humanitária urgente, principalmente no sul, onde  falta comida, remédios e recursos para reparar os danos causados pelos artilharia  e aviação israelense, segundo o ministro do Interior libanês, Ahmed Fatfat. Dezenas de milhares de estrangeiros foram retirados do Líbano e o esforço internacional  para resgatar seus cidadãos ganhou um novo ímpeto ontem com a chegada de um  pequeno grupo de fuzileiros navais americanos pela primeira vez a Beirute em  20 anos.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas